Ofertas na Amazon!


Quadrilha dos Dalton



Nome original:
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Quadrilha dos Dalton

A Quadrilha dos Dalton foi um grupo de foras-da-lei do Velho Oeste americano no período de 1890-1892. A família Dalton era do Condado Jackson, Missouri, mas mudou-se para Coffeyville, no sudeste do Kansas, em 1886. Os Daltons eram fazendeiros e suspeita-se que a ferrovia tenha tomado as terras da família, fato que teria dado início a senda de crimes dos irmãos, combinado a outras tragédias, particularmente, a morte de Frank Dalton. Frank era delegado federal e foi morto em um tiroteio em 1887. Provavelmente, como vingança pelo assassinato de Frank, os três irmãos mais jovens – Gratton “Grat” Dalton (nascido em 1861), Bob Dalton (nascido em 1869) e Emmett Dalton (nascido em 1871) – tornaram-se homens da lei. Mas em 1890, eles tinham mudado de lado e se tornado bandidos logo após não terem sido pagos.

Bob sempre foi selvagem e matou um homem pela primeira vez aos 19 anos. Em março de 1890, Bob foi acusado de contrabandear bebida alcoólica dentro do Território Indígena, mas não apareceu para o julgamento. Em setembro de 1890, Grat foi preso por roubar cavalos – considerado um crime capital –, mas conseguiu escapar da forca. Desacreditados como homens da lei, os Daltons formaram então sua primeira quadrilha. Bob recrutou George “Bitter Creek” Newcomb, Charley Pierce e Blackfaced Charlie Bryant. Outros quadrilheiros foram Bill Doolin, Dick Broadwell e Bill Power. O primeiro roubo da quadrilha foi uma casa de jogos em Silver City, Novo México. Em fevereiro de 1891, após Jack Dalton ter se juntado aos irmãos na Califórnia, os passageiros da Estrada de Ferro do Sudeste do Pacífico foram assaltados.

Os Daltons foram acusados do roubo, mas havia poucas provas. Jack fugiu e Bill foi inocentado, mas Grat foi preso, condenado a 20 anos de cadeia. Conta-se que Grat foi algemado a um dos auxiliares de xerife. Após a locomotiva percorrer alguma distância, um dos policiais adormeceu enquanto o outro conversava com os passageiros. Naquele dia quente, todas as janelas do vagão estavam abertas. De repente, Grat saltou e atravessou uma das janelas. Ele caiu no Rio San Joaquin e desapareceu sob as águas. Grat encontrou seus irmãos e juntos voltaram a Oklahoma. Entre maio de 1891 e julho de 1892, os irmãos roubaram quatro trens no Território Indígena. Quatro meses depois, a Quadrilha dos Dalton roubou dez mil dólares de um trem em Lillietta, Território Indígena. Em junho de 1892, pararam outro trem Santa Fé, em Red Rock, Oklahoma. Blackfaced Charley Bryant e Dick Broadwell dominaram o maquinista e o foguista da locomotiva.

Bob e Emmett Dalton junto com Bill Power foram até os vagões de passageiros para roubá-los. Bill Doolin e Grat Dalton subiram no vagão expresso e jogaram o cofre para fora do trem. Houve pouco lucro nesse roubo. A quadrilha se dispersou após o roubo de Red Rock e, pouco tempo depois, Blackfaced Charley foi capturado pelo Delegado Ed Short . Ao ser arrastado para a cadeia em Wichita, Kansas, Blackfaced pegou a arma de um guarda da ferrovia e atirou no delegado Short, que reagiu ao fogo. Mataram-se um ao outro. A quadrilha reapareceu em julho em Adair, Oklahoma, proximo da divisa com Arkansas. Eles se dirigiram para a estação de trem e saquearam o cofre e o compartimento das bagagens. Quando o trem das 21h45min chegou, eles o roubaram também. Os guardas dessa composição, por alguma razão, estavam todos no último vagão.

Eles abriram fogo contra os bandidos. Mais de 200 balas foram disparadas, mas nenhum dos Dalton foi ferido. Três guardas foram baleados e um médico da cidade morreu, atingido por uma bala perdida. Os ladrões conseguiram fugir. A quadrilha poderia continuar a roubar apenas trens, mas Bob Dalton queria ficar mais famoso do que Jesse James. Em outubro de 1892, a Quadrilha dos Dalton tentaria fazer algo que nem mesmo James conseguira: roubar dois bancos em plena luz do dia. Os alvos eram o banco da C.M. Condon & Company e o First National Bank, ambos em Coffeyville, Kansas. Entraram na cidade com barbas postiças, mas, assim mesmo, foram identificados por um dos moradores. Enquanto a quadrilha realizava os roubos, os moradores se armaram e se prepararam para uma verdadeira batalha.

Quando os bandidos saíram dos bancos, um forte tiroteio foi deflagrado. Ao começarem os tiros, o xerife Charles Connelli correu para a rua, onde foi atingido e morto. Antes de cair ele matou um dos membros da quadrilha. No final, Grat Dalton, Bob Dalton, Dick Broadwell e Bill Power também estavam mortos. Emmett Dalton recebeu 23 tiros, mas sobreviveu. Ele foi aprisionado na penitenciária de Lansing, Kansas, onde ficou por 14 anos até ser perdoado. Ele foi para a Califórnia, onde se tornou agente imobiliário, escritor e ator. Morreu em 1937, aos 66 anos. Bill Doolin, "Bitter Creek" Newcomb e Charlie Pierce foram os únicos sobreviventes da quadrilha, pois não participaram do assalto em Coffeyville.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Quadrilha_dos_Dalton


Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 12/12/2012 06:25:00