3
Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Professor X



Nome: Charles Francis Xavier
Nome original: Professor X
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Jack Kirby, Stan Lee

Lista de revistas com participação de Professor X

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Uncanny X-Men, The (1963)  n° 1 - Marvel Comics
  • Brasil
    Edições Gep  n° 1 - Gep
Líder dos super-heróis mutantes “X-Men”. Stan Lee, um dos criadores, diz que Professor X foi calcado na fisionomia do ator Yul Brynner.

Habilidades especiais: autoridade principal em genética mutante, e tem poderes que permite ter perícias consideráveis em outras ciências, altamente talentoso inventando equipamentos para utilizar no aumentar de poderes psiônicos. Poderes mentais sobre-humanos: possui vasto poder psiônico e inclusive telepatia; a habilidade para induzir aos outros ilusões mentais, paralisia mental ou física temporárias, e perda de recordações específicas ou amnésia total; a projeção de “ligações” mentais para atacar ou deixar uma pessoa inconsciente; projeção astral; e a habilidade para sentir outros mutantes sobre-humanos dentro de um raio pequeno. Assim que se formou na universidade, começou a preparar uma tese sobre genética avançada. Não demorou muito tempo e saiu a viajar pelo mundo, conhecendo, no Egito, Amahl Farouk, outro mutante telepata como ele, mas dedicado ao crime. Depois de travarem um combate mental, Farouk morreu e Xavier decidiu dedicar seus poderes para manter a paz entre humanos e mutantes. Ao passar pelo Tibete, também teve de enfrentar o alienígena Lúcifer, mas, como saldo de batalha, perdeu a mobilidade das pernas, esmagadas por uma rocha. Ao voltar para a América, defendeu sua tese, tornando-se doutor em genética. Com o aprimoramento de suas pesquisas desenvolveu um computador que lhe permitia detectar a presença de outros mutantes. Através do aparelho, começou a recrutar jovens mutantes com o intuito de educá-los para dominarem seus poderes e combaterem toda e qualquer ameaça de mutantes malignos. Foi assim que ele criou o primeiro grupo X-Men.

No cinema, foi interpretado por Patrick Stewart (o Capitão Picard de “Jornada nas estrelas: A nova geração”) e James McAvoy.


Relate algum problema encontrado nesse personagem