Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2650)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Pelezinho
Nome:
Edison Arantes do Nascimento
Licenciador:
Mauricio de Sousa
País de origem:
Brasil
Lista de revistas com participação de Pelezinho
A idéia de Pelé num personagem de quadrinhos é antiga. Mauricio de Sousa achava que aventuras inspiradas na infância do grande craque poderiam render boas histórias. A oportunidade surgiu durante um voo para Roma, quando Pelé e Mauricio viajavam no mesmo avião. O jogador aprovou a idéia e os dois começaram a traçar planos. De acordo com o criador da Turma da Mônica, sua idéia era que o personagem fosse uma criança, ao contrário do desejo do famoso jogador, que imaginava uma versão adulta. Prevaleceram os argumentos de Mauricio, que, ainda segundo ele, incluíam a afirmação de que a continuidade da marca do Rei estaria garantida se envolvesse o público infantil. Entretanto, um contrato que o “Atleta do Século” tinha com uma editora alemã adiou o projeto por algum tempo. Finalmente, em outubro de 1976, “Pelezinho” estreou nas tiras de jornais.
Ao contrário do que possa parecer à primeira vista, Pelezinho não é um personagem à parte, mas o próprio Pelé (ele é chamado assim naquelas historietas). Os divertidos personagens coadjuvantes eram todos baseados nos amigos de infância de Pelé, que foi o responsável pela caracterização de suas personalidades e, muitas vezes, deu idéias para as histórias, por meio de situações que a sua recordação de infância ia buscar.
Mas foi somente em agosto de 1977 que o garoto craque de bola virou título de uma revista em quadrinhos, lançada pela Editora Abril. A partir daí, o sucesso não se limitou aos gibis publicados no Brasil e em outros países, pois Pelezinho virou boneco e estampou as embalagens dos mais variados produtos, desde alimentos a materiais esportivos, até diversos tipos de brinquedos.
Quem acompanhou as HQs de “Pelezinho” leva consigo, até hoje, uma ponta de justificável saudosismo. Era um dos melhores gibis que circulavam nas bancas naquela época.
Com histórias engraçadas, que misturavam a alegria de ser criança com a paixão avassaladora que, como poucas coisas neste mundo, o futebol consegue provocar, o garoto conquistou para sempre os leitores.
Infelizmente, a revista durou pouco, por motivos que ainda hoje não se sabe ao certo, mas que giraram em torno da não renovação do contrato entre Pelé e a Mauricio de Sousa Produções.
Grupos
Turma do Pelezinho
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
chrisandreas
em 13/03/2011 14:19:00
Editado por
Edson Diogo
,
Antônio Luiz Ribeiro
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*