Vertigo: Além do Limiar


Pedro Luiz Paoliello



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Pedro Luiz Paoliello

Pedro Luiz Paoliello [1919-1998], o primeiro grande nome da mídia esportiva eletrônica do rádio e da TV e considerado o mais perfeito narrador de futebol pelo rádio de todos os tempos. Morreu em São Paulo (SP) no dia 12 de julho de 1998, uma hora depois da vergonhosa derrota do Brasil para a França na final da Copa do Mundo daquele ano.

Natural de São Tomás de Aquino (MG), Pedro Luiz trabalhou em todo lugar: Rádios Pan-americana – hoje Jovem Pan –, Tupi, Bandeirantes, Difusora, Gazeta AM, Nacional e Globo e nas TV´s Globo, Tupi, Record e Gazeta. Revelou e lançou profissionais como Marco Antonio Mattos, Luciano do Valle, Juarez Soares, Carlos Aymar e uma infinidade de outros.

Após estudar por sete anos no Liceu de Muzambinho (MG) na década de 1930, foi para São Paulo e acabou por se tornar lenda. “Ele era tão preciso que é o único da história do rádio que poderia ter transmitido jogos de xadrez”, elogia o contemporâneo Orlando Duarte. Pedro Luiz transmitiu ou participou de todas as copas do mundo de 1950 – estava na Rádio Pan-Americana, a emissora dos esportes – até 1998.

Em 1958, já na Rádio Bandeirantes, atingiu o feito extraordinário de mais de 90% de IBOPE de audiência de rádio ao lado de Edson Leite e de Mário Moraes, um marco histórico. Após deixar de narrar, foi comentarista esportivo de TV na Record ao lado de Silvio Luiz e Flávio Prado. Seus últimos momentos profissionais foram vividos na Rádio e TV Gazeta.

FONTE: https://terceirotempo.uol.com.br/que-fim-levou/pedro-luiz-paoliello-3797

Pedro Luiz Paoliello



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • blake
  • Adicionado por
    blake
    em 14/01/2021 19:29:00