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Paulinho (Pinky)



Nome: Pinkenton Jr.
Nome original: Pinky
Licenciador: King Features Syndicate
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Charles "Charlie" Schmidt, Eddie Sullivan

Lista de revistas com participação de Paulinho (Pinky)

Na primeira metade dos anos 30, os leitores do “Boston Daily Record” estavam pedindo uma nova historieta policial para a página de quadrinhos. E numa quarta-feira de agosto de 1933, o diretor do jornal decidiu que, já na segunda-feira seguinte, o “Record” começaria uma nova HQ em forma de tiras diárias em preto e branco abordando o assunto. Começou então a procura, dentro da própria redação, de alguém que pudesse (e soubesse) escrever e desenhar uma HQ. Não foi encontrada uma pessoa que reunisse as duas qualidades, mas as atenções voltaram-se para Eddie Sullivan, que tinha anos de experiência em reportagens policiais. Foi logo escolhido como o escritor da nova HQ. E não demorou para Charlie Schmidt, um conceituado ilustrador do jornal, ser apontado como o desenhista.

Os autores estavam escolhidos. Faltava então criar o novo título. Pressionados pelo tempo exíguo que passava inexoravelmente (a edição de segunda teria mesmo que começar a história), a dupla trabalhou quase sem parar por 48 horas, criando “Pinkerton, Jr.”. O tema da nova historieta era a luta contra o crime, exatamente o que os leitores pediram. O jovem Pinky Pinkerton era o herói, ajudado sempre por seu cachorro, Irish. Durante um ano e meio “Pinkerton, Jr.” foi sucesso nas páginas do jornal e chamou a atenção de Joe Connolly, editor do poderoso King Features. Em pouco tempo o “Record” recebia proposta do King para uma distribuição de âmbito nacional e internacional daquelas tiras. A oferta foi logo aceita e “Pinkerton, Jr.”, a partir de abril de 1934, começou a ser distribuído pelo King com o título mudado para “Radio Patrol” e já demonstrando uma certa melhora em seu visual, o que iria se concretizar nos meses seguintes. “Radio Patrol”, no novo distribuidor, passou logo a ser apresentado também em forma de páginas dominicais em cores, mas mantendo continuidades narrativas separadas daquelas apresentadas nas tiras diárias. Naquela época, quando o rádio era um sucesso estrondoso, quando todos se maravilhavam diante do simples de um carro patrulha da polícia poder receber chamados através de seu rádio, a historieta soube explorar muito bem aquelas inovações recentes da polícia no combate ao crime. E transformou tudo em narrativas cheias de interesse para leitores de todas as idades.

Em “Radio Patrol” Pinky perdera seu posto de astro da historieta para o policial Pat. Pinky e seu cão, Irish, continuavam ainda como personagens de grande importância na obra, mas o Sargento Pat passou a ser a figura principal. Como colega inseparável de Pat no carro da rádio patrulha estava Stutterin' Sam, um policial com forte tendência à obesidade. O interesse romântico da trama estava centralizada em Molly Day, uma agente secreta do departamento de polícia, e em Pat. O relacionamento dos dois, os ciúmes, os perigos, as missões, tudo fazia parte integrante das aventuras.

Com esses personagens, Pat, Sam, Molly e Pinky (mais o cão Irish), estava criado o pequeno e interessante universo central de “Radio Patrol”.

Ainda nos anos 30, a historieta virou novela radiofônica. Em 1937 a Universal lançou nos cinemas um seriado em 12 capítulos baseado em “Rádio Patrulha”, dirigido por Ford Beebe & Clifford Smith e com Mickey Rentschler como Pinky.

Paulinho (Pinky)



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  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 14/03/2008 19:02:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro