Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Patsy



Nome: Patsy Cardigan
Nome original: Patsy
Licenciador: Associated Press
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Mel Graff

Lista de revistas com participação de Patsy

“The adventures of Patsy ” começou a ser publicada em 11 de março de 1935, através do distribuidor Associated Press. A personagem principal, que também deu o nome à série, era uma jovem atriz de Hollywood, mas no início apresentou-se como uma criança de quatro a seis anos, que ia parar num país mágico (o reino de “Odds Bodkins”) levada por um papagaio, aí fazendo amizade com um personagem que muitos afirmam tratar-se do primeiro super-herói mascarado das histórias em quadrinhos: “The Phantom Magician” (O Mágico Fantasma) .

Mas a estada em “Odds Bodkins” foi relativamente curta, e Patsy voltou para casa através do poder do seu amigo mágico, na companhia do seu parceiro de aventuras Thimble, e o “Phantom Magician” assumiu uma identidade terrestre, a de um tio até então desaparecido, Phil Cardigan, nunca mais voltando a utilizar os seus superpoderes. Mas este regresso retirou à série a sua magia, assumindo um carácter mais melodramático, ao mesmo tempo que os contrastes entre preto e branco se acentuavam.

Em 1936 Patsy estreou na carreira cinematográfica em Hollywood sob a proteção do seu tio, mas alguns anos mais tarde este acabou por desaparecer de cena, dando lugar a Skidd Higgins, um agente de atores que se tornou o parceiro adulto das aventuras da menina.

Já nos anos 40 surgiu a página dominical (“Patsy in Hollywood”), após a saída do autor, Mel Graff , que passou a trabalhar para uma outra agência, a King Features , onde assumiu a tira do “Agente Secreto X-9 ”. Com o passar do tempo, tanto as tiras diárias quanto a página dominical tiveram seus nomes encurtados para “Patsy”. Outros desenhistas ficaram então encarregados da atração, destacando-se Charles Raab, um antigo ajudante de Milton Caniff em “Terry e os Piratas”, que contou com a colaboração de Noel Sickles (que notabilizou a série “Scorchy Smith”) , e ainda George Storm (entre 1943 e 1944), Al McClean (em 1944), Richard Hall (de 1945 a 1946) e Bill Dyer (que se encarregou das diárias e das dominicais a partir de 1946 até ao final).

Muito embora a sua notoriedade nunca tenha sido grande, havendo apenas reimpressões ocasionais em revistas como “Famous Funnies” (onde The Phantom Magician surgiu em revista em março de 1937, ainda antes de “Superman” ), teve o mérito de apresentar aquele que é, na opinião de alguns historiadores e críticos desta arte, como já dissemos acima, o primeiro super-herói mascarado da história dos quadrinhos. A sua publicação terminou em 1954, muito embora algumas fontes apontem para finais de 1955 ou princípio de 1956.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 22/02/2012 12:29:00