Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2936)
B
(2641)
C
(3950)
D
(2802)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2030)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1880)
M
(3758)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2209)
S
(3935)
T
(2650)
U
(306)
V
(917)
W
(515)
X
(282)
Y
(255)
Z
(608)
Papai Noel
Licenciador:
Domínio Público
País de origem:
Finlândia
Lista de revistas com participação de Papai Noel
O Papai Noel é uma das figuras que simbolizam o Natal. Um velhinho barbudo e barrigudo que se veste de vermelho. Na tradição natalina, o Papai Noel é o personagem que traz presentes para as crianças bem-comportadas na véspera do Natal. O bom velhinho é conhecido por voar em seu trenó puxado por oito renas, suas ajudantes na tarefa de entregar presentes em todos os lares.
A lenda diz que o Papai Noel passa de casa em casa, desce pela chaminé e coloca os presentes dentro de meias, que são depositadas perto da lareira, ou debaixo da árvore de Natal. A lenda afirma ainda que o Papai Noel reside no Polo Norte, mas outras versões da história afirmam que ele reside na Lapônia, região localizada no extremo norte da Finlândia.
A origem histórica do Papai Noel está diretamente relacionada com São Nicolau de Mira, também chamado de Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C. São Nicolau viveu na Ásia Menor (região que corresponde, atualmente, à Turquia) e ficou conhecido por sua generosidade. Esse religioso era filho de uma família abastada e, após a morte prematura de seus pais, herdou a riqueza de sua família. Passou, então, a utilizar a herança para distribuir presentes entre os pobres, sobretudo para as crianças órfãs.
A crença no Papai Noel (Santa Claus, em inglês) chegou à América do Norte por meio dos imigrantes holandeses, que acreditavam em Sinterklaas (perceba a semelhança do nome com Santa Claus), uma figura associada a São Nicolau. Esses imigrantes fizeram parte do grupo que se estabeleceu em Nova Amsterdã, conhecida atualmente como Nova Iorque. A figura do Papai Noel nos Estados Unidos foi, então, uma herança deixada pelos holandeses.
A atual imagem do Papai Noel tem origem de um poema publicado por Clement Clarke Moore na primeira metade do século XIX. O poema ficou conhecido como “A Visit from Saint Nicholas” (Uma Visita de São Nicolau), muito conhecido também como “Twas the Night Before Christmas” (É Véspera de Natal).
A imagem do Papai Noel que temos atualmente foi resultado de uma campanha publicitária realizada pela Coca-Cola nas décadas de 1920 e de 1930. Essas propagandas fizeram um grande sucesso e consolidaram a imagem atual do Papai Noel como um velhinho, barrigudo, barbudo e grisalho que se veste de vermelho.
Nos quadrinhos, o Papai Noel geralmente é um velhinho barbudo com uma roupa vermelha que resolve todos os conflitos no final das histórias. Já teve diversas participações em histórias dos mais variados personagens e gêneros. Por ser um dos principais símbolos do Natal, inevitavelmente aparece em gibis especiais de comemoração ao 25 de Dezembro.
A editora EBAL chegou a publicar uma revista com o título de Papai Noel, lançada em abril de 1952 (foi até 1978) que, durante a maior parte de suas edições, tinha histórias da Turma de Tom e Jerry (MGM).
De um modo geral, antigamente todas as edições de final de ano traziam o Papai Noel pelo menos nas capas de edições especiais de personagens regulares (almanaques) que eram aguardados ansiosamente pelo seu público fiel.
- Sidnei Dias
Fontes -
https://brasilescola.uol.com.br/natal/historia-papai-noel.htm
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 28/04/2008 19:09:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Sidnei Dias
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*