Vertigo: Além do Limiar


Pão-Duro Mac Mônei



Nome: Flintheart Glomgold
Nome original: Flintheart Glomgold
Licenciador: Walt Disney
Criado por: Carl Barks

Lista de revistas com participação de Pão-Duro Mac Mônei

Pão-Duro Mac Mônei (Flintheart Glomgold, em inglês) é o segundo pato mais rico do mundo, e um dos principais rivais do Tio Patinhas. Foi criado pelo lendário Carl Barks.
Sua primeira aparição aconteceu na história em quadrinhos “The Second-Richest Duck” (“Qual o Mais Rico do Mundo?”), escrita por Barks e publicada na revista Uncle Scrooge 15, em 1956. Na história, os jornais passam a noticiar que o Tio Patinhas perdeu seu posto de “mais rico do mundo” para um pato que vive isolado na África do Sul. Incomodado, Patinhas decide viajar para lá com seus sobrinhos e tirar essa história a limpo. Assim, se inicia uma divertida competição entre os patos para descobrir quem é o mais rico.
Originalmente, Mac Mônei morava na África do Sul, às margens do rio Limpopo, onde tinha uma imensa caixa forte. Porém, mais tarde as histórias começaram a mostrá-lo como um morador de Patópolis, provavelmente para que ele pudesse contracenar com o Tio Patinhas mais facilmente.
Mac Mônei é muito parecido com o Tio Patinhas no que diz respeito à sua fortuna e sovinice, mas as semelhanças terminam aí. Patinhas, apesar da paixão pelo dinheiro, tem muitos parentes e amigos que o amam, e de vez em quando até tem alguns deslizes de generosidade. Mac Mônei, por sua vez, vive isolado, e não hesita em trapacear quando quer ganhar ou lucrar alguma coisa.
De acordo com a cronologia de Carl Barks, o primeiro encontro entre Mac Mônei e Patinhas se deu em “The Second-Richest Duck”. Mas o quadrinista Keno Don Rosa fez uma pequena alteração nisso: em “A Saga do Tio Patinhas”, série de histórias que narra todas as principais aventuras pelas quais passou o pato mais rico do mundo, Patinhas encontra Mac Mônei na África, quando nenhum dos dois era rico.


Fonte: O Melhor da Disney – As Obras Completas de Carl Barks, Volume 7

Pão-Duro Mac Mônei



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Roberval Machado
  • Adicionado por
    Roberval Machado
    em 04/09/2008 19:22:00