Vertigo: Além do Limiar


O Assassino



Nome: Jack Drew
Nome original: The Assassin
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gerry Conway, Nestor Redondo, Steve Skeates

Lista de revistas com participação de O Assassino

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    1st Issue Special (1975)  n° 11 - DC Comics
Jonathan “Jack” Drew perdeu seus pais quando tinha 10 anos. Ele foi criado por sua irmã mais velha, Marie. Sem o seu conhecimento, Marie trabalhava para Victor Grummun, um criminoso fortemente conectado também conhecido como Mob-Master. Por razões não reveladas, Marie tornou-se um risco à segurança do bandido, razão pela qual ele a executou em um ataque público. Marie morreu nos braços de seu irmão quando ele tinha 21 anos. Como calouro na Antioke University, Jack havia aceitado participar de um experimento de P.E.S. (Percepção Extra-Sensorial) conduzido pelo Dr. Andrew Stone, a fim de ganhar crédito extra para um curso de psiquiatria o qual ele havia sido reprovado. Durante o experimento, o equipamento foi acidentalmente sobrecarregado e explodiu.

Ferido, Drew precisou ser internado. Ao se recuprar, descobriu que a experiência havia lhe conferido poderes psiônicos. Um dos primeiros usos de suas habilidades foi explodir o carro em que Mary fora baleada. Isso levou à prisão dos pistoleiros feridos. Traumatizado pela morte da irmã, ele treinou para se tornar um vigilante, adepto tanto do combate físico quanto do psíquico. Como o Assassino – uma escolha estranha de codinome, já que ele não era um assassino –, começou sua vingança contra a máfia de Nova Iorque. Enquanto isso, o Dr. Stone deduziu sua identidade e alertou a polícia, mas, por dois anos, Drew conseguiu enganar Stone e os policiais. Isso não foi difícil, pois o Assassino era considerado um aliado pela força policial dada a sua eficácia em deter criminosos, os quais, de outra forma, escapariam da justiça.

Stone finalmente conseguiu localizar seu ex-aluno e ouvir sua história extraordinária. Pouco depois disso, o Assassino partiu para um confronto com o Mob-Master para vingar sua irmã. Mal sabia Drew, no entanto, que dois capangas fantasiados estavam à sua espera no iate do vilão: Snake e Powerhouse. O Assassino permaneceu no limbo dos quadrinhos por mais de três décadas. Até mesmo o resultado da luta no iate não foi revelado. Starman I (Ted Knight) mencionou tê-lo encontrado certa vez em 1976 ou 1977, em Opal City. Em dezembro de 2008, foi apresentada uma nova origem para o personagem, vista nas páginas de Pal Jimmy Olsen Special #1. Nesta releitura, Jack Drew passa a ser um agente do governo norte-americano, parte de uma conspiração dirigida contra o Super-Homem e, por razões ainda desconhecidas, foi o responsável pelo ataque de Atlas a Metrópolis.

Drew também está por trás dos assassinatos do Dr. Stone, da Legião Jovem original (Newsboy Legion) e do alienígena conhecido como Dubbilex, do Projeto Cadmus. Ele também tentou assassinar Jimmy Olsen, o qual, acidentalmente, descobriu a conspiração. No título Superman: New Krypton, Drew atua como um agente do General Sam Lane. O Assassino estreou em 1st Issue Special #11 (fevereiro de 1976), criado por Gerry Conway Steve Skeates e Nestor Redondo (creditado como Redondo Studio). Posteriormente, pssou a ser chamado de Codename: Assassin.

PODERES, HABILIDADES E ARMAS

Como um agente do governo, Jack Drew é bem treinado no uso de armas e no combate corpo a corpo. Ele usa uma série de pequenos aparelhos. O principal é uma pistola semiautomática feita sob medida para dardos tranquilizantes. Ele também tem um maçarico pequeno, mas poderoso o bastante para derrubar alguns obstáculos. O equipamento especial do assassino foi construído por um homem chamado Ben, morto logo no início da carreira do Assassino. Maiores detalhes, prometidos para edições posteriores, nunca vieram. Portanto, é provável que o Assassino disponha de um arsenal vasto, porém limitado. E ele pode não ser capaz de consertar peças danificadas de equipamentos especiais sozinho. No entanto, aparelhos descartáveis – como o maçarico de bolso – parecem estar disponíveis em grande quantidade. A maioria dos gadgets usados pelo Assassino são cápsulas pequenas armazenadas em formato de bandoleira em seu cinto ou braceletes.

PODERES PSIÔNICOS

Ler mentes.
Projetar feixes de força física ou mental de sua testa.
Caminhar no ar (a ideia de o personagem caminhar no ar ao invés de voar foi inspirada pelas HQ´s do Super-Homem dos anos 1950, de Wayne Boring).
Manipular e levitar remotamente pequenos objetos.
Operar bloqueios telecineticamente.
Ou mesmo consertar sua própria carne.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 09/04/2009 15:24:00