Ofertas na Amazon!


Nova



Nome: Richard Rider
Nome original: Nova
Licenciador: Marvel Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: John Buscema, Marv Wolfman

Lista de revistas com participação de Nova

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Nova (1976)  n° 1 - Marvel Comics
  • Brasil
    Super-Heróis Marvel  n° 1 - Rge
Apareceu pela primeira vez no gibi “Nova” n° 1, de 1976.

Na trama, o colegial Richard Rider foi atingido aleatoriamente por um raio invisível quando estava na sorveteria de seu bairro. O raio fora mandado pelo alienígena da raça Xandarina chamado Rhomann Dey, um centurião Nova, em confronto com o seu algoz, Zorr, imbuído de vontade de exterminar o planeta Xandar.

Os poderes dos centuriões Nova foram transferidos para Rider em doses cavalares, fazendo ele entrar em coma. Telepaticamente Rhomann explicou suas intenções com a transferência de poder, e deu-lhe o seu uniforme da corporação Nova. Combateu o crime primeiro em carreira solo, depois envolveu-se com o mutante Condor, o xandariano Potêncius e o ultrapoderoso Esfinge, ainda juntou com o Diamante, Sr. Sol, Vigilante e Cometa, criando a equipe de Campeões de Xandar para salvar o que restou do Planeta da Corporação. Quando voltou à Terra, ingressou na equipe dos Novos Guerreiros juntamente com Radical, Namorita, Speedball, Flama e Justiça.

De acordo com o pesquisador Roberto Guedes, “Nova” tinha tudo para ser o novo “Homem-Aranha”, sucesso dos anos 60: bons desenhos, bom roteiro (Marv Wolfman) e personagens interessantes, carismáticos. Porém, a editora pôs tudo a perder. Wolfman denunciou que Jim Shooter, o editor-chefe da Marvel na época, teria sabotado o projeto. Mas mesmo com sua interferência, a revista não ia mal de vendas. Ainda assim, devido à implicância de Shooter, a publicação acabou “entrando na faca”.

Shooter chegou a escrever uma sequência para a “Saga de Korvac” dos “Vingadores”, em que Nova morria, mas não chegou a publicar. Shooter acabou sendo substituído, em 1987, por Tom DeFalco, que trouxe Nova de volta (a pedido de Ron Frenz, fã inveterado do Cabeça de Balde). Mas aí já era tarde: o “link” com os antigos leitores havia se perdido.


Relate algum problema encontrado nesse personagem