Vertigo: Além do Limiar


Nick Carter



Licenciador: sem licenciador
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: John R. Coryell

Lista de revistas com participação de Nick Carter

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Shadow Comics (1940)  n° 1 - Street & Smith
Policial criado para folhetins em 1884, pelo americano John R. Coryell. A história era baseada em um original de Ormond G. Smith (filho de um dos fundadores da editora Street & Smith, especializada em revistas policiais). De fato, em 1915 Nick Carter passaria a ser publicado por aquela casa.

Nick Carter acabou atravessando fronteiras e fez bastante sucesso no cinema mudo francês. Seu primeiro seriado foi "Le guet-apens" ("A armadilha", 1908), com André Liabel no papel principal. O sucesso da fita transformou Carter, como bem notou Edson Negromonte, numa série de seriados. Em 1909 estreiou "Les noveaux exploits de Nick Carter" ("As novas façanhas de Nick Carter"), desta vez estrelado por Pierre Brussol. Outro episódio notável foi "Zigomar contre Nick Carter" ("Zigomar contra Nick Carter"), de 1911.

Nos anos 30, a Street & Smith fez uma série de "pulps" (revistas baratas de aventura e policial) com o personagem, aproximando-o do estilo de "O Sombra" e "Doc Savage", os dois campeões de venda da casa. Deu certo e, no final da década, iniciou-se uma série de três filmes da MGM: "Nick Carter, Master Detective" (1939), "Sky Murder" (1940) e "Phantom Raiders" (1940).

Depois veio uma série radiofônica, "Nick Carter, Master Detective", entre 1943 e 1955.

Em 1946 a Columbia queria fazer um seriado mas, como não conseguiu os direitos de filmagem, mudou o nome do herói para "Chick Carter" - não confundir com o herói de quadrinhos "Chic Carter" (sem o "k") - baseando-se no programa radiofônico "Chick Carter, Boy Detective". Chick seria o filho de Nick.

Na década de 60, uma nova mudança: para capitalizar o sucesso dos filmes com James Bond, Nick foi transformado em um agente secreto ("Nick Carter-Killmaster") em uma série de romances, lançada a partir de 1964. Ainda naquele ano, o americano Eddie Constantine estrelou na França o filme de espionagem "Nick Carter va tout casser". Seguiu-se "Nick Carter et le trèfle rouge" (1965).

Em 1972 Robert Conrad estrelou um telefilme, "The adventures of Nick Carter". Cinco anos depois veio uma paródia produzida na Tchekoslováquia, "Dinner for Adele" (1977), com Michal Docolomanský como Nick Carter.

- Antônio Luiz Ribeiro


Nick Carter



Relate algum problema encontrado nesse personagem