Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Mussum



Nome: Antônio Carlos Gomes
Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Mussum

Sambista e humorista carioca, já falecido. Antônio Carlos "Mussum" (Antônio Carlos Bernardes Gomes era seu nome verdadeiro) ficou famoso por criar um personagem de si mesmo, o hilário Mussum do grupo Os Trapalhões.

Na TV, no cinema e nos quadrinhos, Mussum é um negro bonachão criado no Morro da Mangueira que, apesar de gostar de bancar o malandro, no fundo é ingênuo e de bom coração. Tem o cagoete de terminar as palavras em "is" ("cacildis!"). Tem duas paixões na vida: o samba e a bebida (que ele chama de "mé"). Mussum só tem duas coisas em comum com seus amigos Trapalhões: odeia trabalhar e é louco por mulher.

Antônio Carlos nasceu em 7 de abril de 1941, no Morro da Cachoeirinha, na Zona Norte do Rio. Por volta de seus 20 anos, fundou, junto com amigos, o grupo "Os Sete Modernos do Samba", nome mudado depois para "Os Originais do Samba". Em 1965, aos 24 anos e ainda servindo o Exército, Carlinhos do Reco-Reco, como também era conhecido, participou do programa humorístico "Bairro Feliz", na TV Globo. Foi no programa que Grande Otelo notou que aquele rapaz, barbeado, cabeça raspada e sem pêlos no braço, se parecia com um mussum: uma enguia preta e sem escamas. Apesar de Antônio Carlos não gostar no início, acabou adotando o apelido.

Dois anos depois, Mussum estreiou como um dos alunos da "Escolinha do Professor Raimundo", na época na TV Tupi. Foi lá que, seguindo o conselho do redator Roberto Silveira, criou o jeito de falar peculiar, pronunciando a sílaba “is” no final das palavras.

No início dos anos 70, Os Originais do Samba começaram a estourar na TV com suas músicas, alto astral, guarda-roupa colorido e coreografias características. Um dos programas onde Os Originais se apresentaram foi o de Chico Anysio. Na ocasião, Mussum chamou a atenção de Renato Aragão, que procurava, a pedido de Dedé Santana, um terceiro integrante para seu novo programa, "Os Insociáveis" (nome que “Os Trapalhões” foram forçados a adotar na época). Aragão teria ficado impressionado com o carisma de Mussum. Assim, em 1972, estava formado o trio dos "Insociáveis", que foi exibido pela TV Record.

Em 1973, o trio foi para a Tupi, onde voltou com o nome “Os Trapalhões”. No ano seguinte, o humorista Zacarias entrou no grupo. O novo quarteto começou a estourar na audiência, a ponto de, em outubro de 1976, ganhar uma revista em quadrinhos. A popularidade era tanta que os quatro começaram a roubar audiência do poderoso "Fantástico", da Globo, fazendo com que a emissora do Jardim Botânico comprasse o programa. "Os Trapalhões" estreiou na Globo em 1977.

Em suas primeiras aparições na TV, Mussum tinha um primo, Tadeu (interpretado por Toni Tornado), personagem que ficou esquecido com o passar dos anos. Em alguns quadros do programa da TV, "Mumu" também fazia três super-heróis: o Fantasma, o Tocha Humana e Flash. Os dois primeiros eram uma brincadeira politicamente incorreta pelo fato de Mussum ser negro: o Fantasma, no original, era um branco entre negros e o Tocha Humana de tanto pegar fogo acabou "queimado".

Mussum morreu aos 53 anos, em 29 de julho de 1994, vítima de complicações causadas por um transplante de coração.

- Antônio Luiz Ribeiro

Fonte:
Entrevista: Mussum. "Casseta Popular" no. 47, 1991
www.casseta.com.br/blog/2014/07/29/casseta-entrevista-mussum/


Relate algum problema encontrado nesse personagem