Vertigo: Além do Limiar


Megaespião (Hercules)



Nome: Alan Armstrong
Nome original: Spy Smasher
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Bill Parker, C. C. Beck

Lista de revistas com participação de Megaespião (Hercules)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Whiz Comics (1940)  n° 2 - Fawcett
Esse personagem da antiga editora Fawcet (hoje pertencente à DC Comics) — e dos mesmos criadores do “Capitão Marvel” original (“Shazam!”) — que combatia espiões inimigos e sabotadores durante a Segunda Guerra, foi muito popular entre nós nos anos 40/50. Surgiu pela primeira vez no nº 2 da revista “Whiz Comics”, em 1940.

No Brasil também ficou conhecido como “O Terror dos Espiões” (no seriado do cinema e no desenho animado “Liga da Justiça sem limites”), “Derruba-Espião” (na EBAL), “Contra-Espião” e, pasme, até “Hércules” (no “Globo Juvenil”). Pelo menos desde 1997, o personagem vem sido chamado entre nós (pelo menos nos quadrinhos) de “Megaespião” (ver “Shazam!” nº 10, da Editora Abril).

O herói é, na verdade, Alan Armstrong, um grande detetive que, assim como Batman, conta com várias armas e apetrechos em suas missões, principalmente seu “Gyrosub”, um veículo que é ao mesmo tempo carro, submarino e avião.

Em 1942 surgiu o seriado da Republic Pictures, em 12 partes, dirigido por William Witney e com Kane Richmond fazendo um papel duplo: o do herói e de seu irmão gêmeo. Richmond era um ator acostumado com heróis dos quadrinhos e “pulps”: ele também interpretou o Sombra e Brick Bradford. Em 1966 o seriado “Spy Smasher” foi editado e reduzido para 100 minutos para ser exibido na TV, com o título alterado para “Spy Smasher returns”. Ainda no pós-Guerra, o personagem teve seu nome mudado nos gibis para “Crime Smasher” (a partir de 1948). Mas em 1953, a editora Fawcett cancelou todos os seus gibis de super-heróis, entendendo que eles já não vendiam bem como antes. A salvação veio com a concorrente DC Comics, que em 1972 adquiriu os heróis da Fawcett. Para explicar o sumiço do personagem durante os últimos 20 anos, a DC explicou aos leitores que Alan Armstrong e todos os ex-campeões da Fawcett habitavam a Terra-S, um planeta similar ao nosso, mas em outra dimensão (como um espelho). Mais tarde, outra editora, a AC Comics de Bill Black, reprisou as antigas HQs de “Spy Smasher”, que caíram em domínio público.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    antônio Luiz Ribeiro
    em 15/09/2007 19:58:00