Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Mauricio de Sousa



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Mauricio de Sousa

Mauricio Araújo de Sousa é um cartunista, empresário e escritor. É um dos mais famosos cartunistas do Brasil, sendo o criador da Turma da Mônica e membro da Academia Paulista de Letras ocupando a cadeira nº. 24. É o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos..

Mauricio de Sousa nasceu em Santa Isabel, São Paulo, no dia 27 de outubro de 1935. Seu pai, Antônio, tinha uma barbearia e uma gráfica nos fundos da casa. Em 1940, a gráfica foi destruída pelas autoridades do Estado Novo.

Maurício de Sousa passou a maior parte de sua infância e juventude em Mogi das Cruzes. Sua mãe, Petronilha, era poeta e sua casa estava sempre cheia de artistas.

Desde pequeno sua brincadeira favorita era desenhar e assim ele enchia as páginas de seus cadernos escolares. A primeira vez que viu uma revista em quadrinhos ele se encantou. Desenhou seu primeiro personagem, que ele chamou de Capitão Picolé.

Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Com 19 anos, mudou-se para São Paulo querendo ser ilustrador. Se apresentou na redação da Folha da Manhã carregando uma pasta cheia de desenho, mas ganhou uma vaga de redator e, meses depois, a de repórter policial.

Em 1959, Maurício de Souza convenceu o editor da Folha da Manhã a publicar uma tirinha vertical semanal e, a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época nasceram seus personagens: o cãozinho "Bidu" e seu dono “Franjinha”.

As tirinhas se tornaram um sucesso e passaram a ser republicadas em mais de cem jornais do país.

Em 1963, começou a desenhar para o caderno infantil da Folha de S. Paulo e sua carreira deslanchou. O alcance da "Folhinha" transformou seus personagens em estrelas nacionais.

Em 1964, instalou seu escritório de produção em quatro salas de um prédio vizinho ao da Folha, e tudo era pago por Otávio Frias de Oliveira, um dos proprietários do jornal. Permaneceu nesse local até 1987.

Mauricio de Souza foi casado durante 12 anos com Marilene Spada, mãe de suas filhas: Mariângela, Mônica e Magali e do filho Mauricio Spada.
De seu segundo relacionamento, com Vera Lúcia Signorelli, nasceram Wanda e Valéria. Do terceiro relacionamento, com Alice Keiko Takeda, nasceram Marina, Mauro e Mauricio Takeda.
Em 1998, nasceu Marcelo de Sousa, filho da relação com uma ex-funcionária, Marinalva Pereira, o que lhe custou uma crise em seu casamento com Alice.
No dia 2 de maio de 2016, faleceu seu filho Mauricio Spada, então com 44 anos, vítima de um ataque cardíaco.

Prêmios - Títulos e Homenagens

Prêmio Gran Guinigi, pela revista Mônica (Itália, 1971)
Troféu Yellow Kid, o Oscar dos Quadrinhos Mundiais (Itália, 1971)
Medalha dos Direitos Humanos (Brasil, 1998)
Prêmio de Literatura Infantil da ABL (Brasil, 1999)
Doutor Honoris Causa da Universidade La Roche (Pittsburgh, 2001)
Medalha do Vaticano (Washington, DC, 2004)
Homenagem da Escola de Samba Unidos do Peruche (São Paulo, 2007)
Medalha de Vermeil (França, 2008)
Prêmio Pulcinella, pelo conjunto da obra (Itália, 2011)




Relate algum problema encontrado nesse personagem