Ofertas na Amazon!


Margarida



Nome: Daisy Duck
Nome original: Daisy Duck
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Margarida

Personagem dos desenhos animados dos estúdios Disney. Ela é a namorada do hilário Pato Donald, embora o Gastão também seja um pretendente. Bonita e charmosa, ela “aguenta” muitas vezes, brigas entre Donald e Gastão. Tem três sobrinhas, Lalá, Lelé e Lili, que acabam geralmente retratados como sendo verdadeiros duplos femininos grotescos de Huguinho, Zezinho e Luisinho. No Brasil, Margarida tem seu próprio título de quadrinhos e foi destacada como personagem em “Grande Livro Disney” (1977).

No início, a primeira aparição de Margarida era confusa: para alguns, ela surgiu num desenho animado do Pato Donald de 1940, “Mr. Duck steps out”. Para outros, foi no desenho de 1937, “Don Donald” (onde é chamada de “Donna Duck”). Para evitar confusões e deixar claro que são personagens distintas, as tiras diárias publicadas pela Disney (através da King Features) introduziram Donna (ou “Marina”, na versão da Editora Abril) na continuidade das historietas em 1951, mostrando-a lado a lado com Margarida.

Já nos quadrinhos produzidos para gibis, Margarida passou a ser uma figura recorrente a partir de 1952, nas HQs produzidas por Carl Barks.

O nome de “Margarida” veio do tradutor Jerônymo Monteiro da editora Abril. Ele preferiu fazer uma adaptação do nome utilizado para o personagem na Argentina, “Margarita” (v. “O Homem Abril”, de Gonçalo Junior, pág. 91). Mas nas primeiras HQs publicadas no Brasil pelo “Globo Juvenil”, ela era chamada de “Daise”. No “Gibi” trisemanal era “Dorinha”.

As histórias em quadrinhos de Margarida criadas no Brasil nas décadas de 80 e 90, época em que o gibi com título próprio foi lançado pela Abril, atribuíram à personagem uma nova personalidade feminista e um novo visual, como pode ser identificado em histórias como “Uma tortura de pintura”, “Olha quem está falando” ou “Fazendo fita", do roteirista Rafles Ramos, mas sem o mesmo charme de outrora.


Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Rogerio Dias
  • Adicionado por
    Rogerio Dias
    em 28/05/2007 19:20:00