Ofertas na Amazon!


Márcio Moura



Licenciador: TV Globo
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Márcio Moura

Personagem principal da série de TV “22-2000 cidade aberta”. O programa era uma coprodução da TV Globo, jornal “O Globo” e da Herbert Richers e patrocinado pela Shell. Originalmente exibido todas as segundas às 22:00, passou a ser exibido aos domingos às 23:00. O seriado estreou no dia 27 de abril de 1965 e durou até 28 de agosto de 1966.

A série contava as aventuras de Márcio Moura (Jardel Filho), um veterano repórter policial do “O Globo” que investigava crimes cometidos no Rio. Ele sempre conta com a ajuda do jovem foca (no jargão jornalístico, significa profissional iniciante) Carlinhos (Cláudio Cavalcanti), e de vez em quando entra em conflito com o editor de “O Globo” (Antônio Petrin). A dupla de repórteres muitas vezes tinha que disputar os casos com o delegado (Fregolente). Nessa época, o número que integrava o título da série, 22-2000, era uma referência ao telefone do jornal “O Globo”. Cada história contava um enredo completo. “O rapto de Miss Brasil” e “O roubo da coroa imperial”, como os títulos indicam, eram referências aos mistérios a serem desvendados pelos repórteres.

O primeiro episódio, “30 moedas”, teve como atores convidados Jece Valadão e Vera Vianna. Elizabeth Gasper participou do episódio “O assassino”, e Sônia Dutra atuou em “A isca”, os dois exibidos em maio do ano de estréia. Foram produzidas duas temporadas, num total de 49 episódios.

Em 1966, ano em que a série foi encerrada, as aventuras do repórter Márcio Moura se adaptaram para os gibis da Rio Gráfica Editora (hoje Editora Globo), através do roteirista e desenhista paraense Edmundo Rodrigues, radicado no Rio, o mesmo que, nos anos de 1950, havia desenhado as histórias da série “Jerônimo, o Herói do Sertão”, famoso seriado transmitido pela Rádio Nacional e pela Rede Tupi. Saíram pelo menos cinco volumes da revista “22-2000 Cidade Aberta”, cada um com duas histórias, que seguiam a mesma ordem das apresentações na TV. Os roteiros eram os mesmos da TV, adaptados por Edmundo.

Em 1969, quatro anos depois do fim de “22-2000 cidade aberta”, o repórter Márcio Moura ganhou um longa-metragem, “A um pulo da morte”, com direção de Victor Lima.

O seriado também contou com a participação de atores como Milton Moraes, Jorge Dória, Dary Reis e Paulo Padilha.

Márcio Moura



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 23/03/2012 12:14:00