Vertigo: Além do Limiar


Mangani, Os Grandes Macacos



Nome original: Mangani, The Grea Apes
Licenciador: Edgar Rice Burroughs, Inc
Criado por: Edgar Rice Burroughs

Lista de revistas com participação de Mangani, Os Grandes Macacos

Os Grandes Macacos são aqueles símios mais inteligentes que os chipanzés e mais próximos ao homem que aparecem nas histórias de “Tarzan”, de Edgar Rice Burroughs, publicadas a partir de 1912.

Burroughs criou uma linguagem toda própria usada por aqueles Grandes Macacos. “Mangani”, por exemplo, que significa (tanto no singular quanto no plural) “grande macaco”, é como eles se chamam entre si. Tarzan, por sua vez, é um “tarmangani” (um “grande macaco branco”, que é como os Mangani chamam o homem branco). Um homem negro, como os nativos africanos, é chamado de “gomangani”. A frase mais popular entre os fãs de Burroughs é “kreegah bundolo” (“kreegah bandolo”, na versão brasileira), significando “cuidado, (eu) mato”.

Ainda de acordo com os originais de Burroughs, os Mangani não são gorilas comuns. Estes são chamados pelos Mangani de “bolgani”.

Os Mangani existem apenas na selva de Tarzan (que significa “pele branca”), em algum lugar da África. Eles são divididos em várias tribos (cada uma em seu território), como a Tribo de Golat, a Tribo de Kerchack, Tribo de Molak etc. (o nome de cada tribo vem de seu chefe).

Em algumas versões mais recentes, como os desenhos animados de “Tarzan” produzidos pela Disney, os Mangani foram esquecidos e o herói aparece sendo criado por gorilas comuns, mas nos livros de Burroughs fica claro que os Mangani e os gorilas são espécies separadas.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse grupo

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 31/08/2008 23:45:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro