Vertigo: Além do Limiar


Mago



Nome: William Asmodeus I. Zard
Nome original: Wizard
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gardner Fox, Irwin Hasen

Lista de revistas com participação de Mago

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    All-Star Comics (1940)  n° 34 - DC Comics
Primeira aparição: gibi "All Star Comics" 34 (data de abril/maio de 1947 na capa).

O Mago é um dos inimigos da Sociedade da Justiça. Sua carreira começou quando ele era um assassino da máfia americana. Frustrado por ser preso, ele decidiu mudar de estratégia: viajando ao Tibete, ele aprendeu com um lama local os segredos da magia. Retornado aos Estados Unidos, ele começou uma carreira de mágico criminoso. Paralelamente, ele criou uma organização de criminosos, a Sociedade da Injustiça.

Mas os novos planos do Mago também foram detidos. Nos anos 50, assumindo o "aliás" de "Frederick P. Garth", começou a perder a confiança em si mesmo e, em conseqüência, perdeu todos os seus poderes, passando a viver como um vagabundo em Metropolis. Tempos depois, recuperou sua auto-estima e procurou vingança contra a Canário Negro original por esta ter desbaratado sua segunda Sociedade da Injustiça. O criminoso se vingou na filha de Canário, a pequena Dinah Drake, que recebeu um grito sônico capaz de acabar com tudo à sua volta. (Dinah, claro, se recuperou anos mais tarde e se transformou na Canário Negro atual, substituindo a mãe)

Cinéfilos de carteirinha devem se lembrar do Mago: ele é o vilão do seriado da Columbia "Batman and Robin" (“A volta do Homem-Morcego”, no Brasil), de 1949. Na fita, ele foi interpretado por Leonard Penn.

Uma curiosidade: o Mago também já foi chamado no Brasil de "O Bruxo" (na EBAL e na Nova Sampa).

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem