Maga Patalójika



Nome: Magica de Spell
Licenciador: Walt Disney
Criado por: Carl Barks

Lista de revistas com participação de Maga Patalójika

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Uncle Scrooge (1953)  n° 36 - Dell
  • Brasil
    Pato Donald, O  n° 568 - Abril
Maga Patalógika ou Maga Patalójika uma personagem fictícia do universo de Patópolis, criada por Carl Barks. É uma bruxa que constantemente tenta roubar a moedinha Número 1 de Tio Patinhas, a qual, segundo ela, terá uma importância vital para conduzi-la à mesma riqueza fabulosa de seu proprietário.

A feiticeira apareceu pela primeira vez em “The Midas touch” (“O toque de Midas”, em português, mas que, na Editora Abril, recebeu o título de “A primeira moeda do Tio Patinhas”), publicada em dezembro de 1961, como uma nova antagonista para Patinhas, além dos Irmãos Metralha e de Pãoduro MacMônei. Mas seu conceito se afasta do clichê da velha decrépita geralmente associado às bruxas. Algumas fontes dizem que Barks inspirou-se na aparência da atriz italiana Sophia Loren, mas de acordo com o desenhista, Maga "segue o modelo de Mortícia, a mãe da 'Família Addams', de quem eu gosti muito" *. Malévola, a fada má da Bela Adormecida no longa-metragem de Walt Disney (lançado em 29 de janeiro de 1959), foi sugerida como uma terceira fonte de inspiração.

Maga vive na subida do Vesúvio, perto de Nápoles, Itália, onde a feiticeira nasceu em 1908. Sua motivação preliminar é roubar a moedinha de Patinhas e derretê-la nas lavas do Vesúvio, fazendo um poderoso amuleto mágico, que lhe dará o Toque de Midas.

Às vezes Maga faz parceria com os Irmãos Metralha ou com sua melhor amiga Madame Min (lançada no longametragem "A Espada Era a Lei"). Outra parceira frequente é sua sobrinha Magali, que pode ser tanto uma colega de brincadeiras quanto uma pedra no sapato de Huguinho, Zezinho e Luisinho, dependendo da história.

Maga também era personagem semi-regular no seriado de animação "Duck tales".

O desenhista argentino Daniel Branca se especializou em desenhar histórias da personagem.


Bibliografia:

* Alencar, Marcelo. "Pato Donald: 50 Anos da Revista", 2000, pág. 115.

Maga Patalójika



Relate algum problema encontrado nesse personagem