Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Lobisomem



Licenciador: Domínio Público


Lista de revistas com participação de Lobisomem

Lenda do Lobisomem:

O lobisomem é uma criatura folclórica conhecida mundialmente. Também chamado de Licantropo (lobo e homem), esse personagem se transforma em lobo nas noites de lua cheia, enquanto durante o dia, possui as características de um homem comum.

Origem da Lenda do Lobisomem:

A origem da lenda é europeia e provavelmente se disseminou a partir do século XVI. Entretanto, ela aparece em alguns mitos gregos, como em Licaão e Damarco.

Reza a lenda que, inicialmente, um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Assim, nas noites de lua cheia ele se transforma, adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e sai uivando em busca de seu alimento predileto: sangue.

Por isso, até os dias de hoje, essa criatura feroz e imbatível, gera muito medo nos moradores, principalmente de áreas rurais e distantes da cidade.

O Lobisomem no Folclore Brasileiro:

O lobisomem está muito presente no folclore brasileiro e latino-americano. Trata-se de uma aberração, uma criatura feroz que é homem de dia e lobo nas noites de lua cheia. Acredita-se, assim, que por castigo divino, ele está condenado à essa transformação até o final de sua vida.

Versões da Lenda:

Vale ressaltar que, dependendo da região do país, a lenda do lobisomem pode sofrer alterações.

Em algumas culturas, acredita-se que o lobisomem somente se transforma numa encruzilhada nas noites de sexta-feira e, ao amanhecer, retorna à encruzilhada para se transformar em homem novamente.

Em outras regiões, acredita-se que o oitavo filho, com aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se tornará lobisomem.

Por sua vez, há crenças que indicam que o lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal em que os anteriores sejam todos mulheres (em outras regiões todos homens). Quando isso acontece, acredita-se que o menino se tornará um lobisomem a partir da puberdade.

Isso quer dizer que o aniversário de 13 anos marcará o primeiro momento de transformação, o que acontecerá até ao final de sua vida em todas as noites de lua cheia. Ao amanhecer, a criatura retorna às suas características de homem.

Há versões da lenda em que o lobisomem prefere raptar bebês não batizados e, por isso, muitas famílias batizam suas crianças rapidamente. Por essa perspectiva, se a criança não for batizada, está propensa a virar um lobisomem.

Para combater o lobisomem, consoante a lenda, o indivíduo deve atingi-lo com objetos e balas feitos de prata ou o fogo.

Lobisomem



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • pricardoam
  • Adicionado por
    pricardoam
    em 07/07/2009 11:26:00
    Editado por Marcos Nash