Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2925)
B
(2636)
C
(3940)
D
(2799)
E
(1440)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1546)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2201)
S
(3925)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Lobisomem
Licenciador:
Domínio Público
Lista de revistas com participação de Lobisomem
Lenda do Lobisomem:
O lobisomem é uma criatura folclórica conhecida mundialmente. Também chamado de Licantropo (lobo e homem), esse personagem se transforma em lobo nas noites de lua cheia, enquanto durante o dia, possui as características de um homem comum.
Origem da Lenda do Lobisomem:
A origem da lenda é europeia e provavelmente se disseminou a partir do século XVI. Entretanto, ela aparece em alguns mitos gregos, como em Licaão e Damarco.
Reza a lenda que, inicialmente, um homem foi mordido por um lobo e ficou enfeitiçado. Assim, nas noites de lua cheia ele se transforma, adquirindo garras de lobo e um corpo coberto de pelos, e sai uivando em busca de seu alimento predileto: sangue.
Por isso, até os dias de hoje, essa criatura feroz e imbatível, gera muito medo nos moradores, principalmente de áreas rurais e distantes da cidade.
O Lobisomem no Folclore Brasileiro:
O lobisomem está muito presente no folclore brasileiro e latino-americano. Trata-se de uma aberração, uma criatura feroz que é homem de dia e lobo nas noites de lua cheia. Acredita-se, assim, que por castigo divino, ele está condenado à essa transformação até o final de sua vida.
Versões da Lenda:
Vale ressaltar que, dependendo da região do país, a lenda do lobisomem pode sofrer alterações.
Em algumas culturas, acredita-se que o lobisomem somente se transforma numa encruzilhada nas noites de sexta-feira e, ao amanhecer, retorna à encruzilhada para se transformar em homem novamente.
Em outras regiões, acredita-se que o oitavo filho, com aparência pálida, orelhas grandes e nariz avantajado, provavelmente se tornará lobisomem.
Por sua vez, há crenças que indicam que o lobisomem corresponde ao sétimo filho de um casal em que os anteriores sejam todos mulheres (em outras regiões todos homens). Quando isso acontece, acredita-se que o menino se tornará um lobisomem a partir da puberdade.
Isso quer dizer que o aniversário de 13 anos marcará o primeiro momento de transformação, o que acontecerá até ao final de sua vida em todas as noites de lua cheia. Ao amanhecer, a criatura retorna às suas características de homem.
Há versões da lenda em que o lobisomem prefere raptar bebês não batizados e, por isso, muitas famílias batizam suas crianças rapidamente. Por essa perspectiva, se a criança não for batizada, está propensa a virar um lobisomem.
Para combater o lobisomem, consoante a lenda, o indivíduo deve atingi-lo com objetos e balas feitos de prata ou o fogo.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
pricardoam
em 07/07/2009 11:26:00
Editado por
Marcos Nash
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*