Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2914)
B
(2623)
C
(3929)
D
(2794)
E
(1435)
F
(1428)
G
(2015)
H
(1546)
I
(791)
J
(2117)
K
(1281)
L
(1872)
M
(3738)
N
(1037)
O
(748)
P
(2509)
Q
(181)
R
(2193)
S
(3911)
T
(2635)
U
(304)
V
(915)
W
(507)
X
(279)
Y
(252)
Z
(605)
Kwai Chang Caine
Licenciador:
Warner Bros.
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Ed Spielman
,
Herman Miller
,
Jerry Thorpe
Lista de revistas com participação de Kwai Chang Caine
(ao lado, o personagem ilustrado por Neal Adams)
Protagonista da série de TV “Kung Fu” (1972-75). Interpretado por David Carradine (que concorrera com Bruce Lee pelo papel).
No episódio piloto da série, Kwai Chang é um monge Shaolin, na década de 1870. Quando um de seus queridos professores, o ancião cego Mestre Po (Keye Luke) é assassinado por um almofadinha da realeza chinesa, Caine se vinga e mata o assassino. Com a cabeça posta à prêmio pelo governo Chinês, Caine foge e vai para o velho Oeste dos Estados Unidos, onde procura seu meio-irmão, Danny Caine. Durante essas viagens, ele recorda (em “flashbacks”) de suas lições no mosteiro, onde era chamado de “Gafanhoto” por Mestre Po. Além dos perigos cotidianos do Oeste selvagem da época (índios, bandidos etc.), Caine ainda tinha que se safar dos caçadores de recompensas (entre eles estava o caçador interpretado por John Saxon).
Há uma polêmica em relação à criação da série “Kung Fu”. Em suas memórias, a viúva de Bruce Lee, Linda Lee, afirma que seu marido criou o conceito do seriado, que foi então roubado pela Warner Bros. A denúncia de Linda é reforçada por um documentário onde, em 8 de dezembro de 1971 (quase um ano antes da série de TV), durante uma entrevista no “Pierre Berton show”, Bruce diz que tanto a Warner Brothers quanto a Paramount querem ele em uma nova série de TV. A seguir Berton diz: “há uma boa chance de você conseguir uma série de TV nos Estados Unidos chamada 'The Warrior' [O guerreiro'], onde você usa artes marciais num western?”. Bruce então responde: “essa é a ideia... ambas (Warner e Paramount), penso eu, querem que eu esteja em algo novo, e eles acham que o [gênero] western está desgastado. Considerando que eu quero fazer o western. Porque, veja bem, de que outra forma você justificaria todos os socos, pontapés e violência, exceto no período do velho Oeste?”. Mais tarde, na entrevista, Berton pergunta a Bruce sobre “os problemas que você enfrenta como um herói chinês em uma série americana. Houve pessoas na indústria [cinematográfica] que disseram 'bem, nós não sabemos como o público vai receber um [ator] não-americano'?”. Lee responde: “Bem, essa questão foi levantada, na verdade, ele está sendo discutida. É por isso que 'The Warrior' provavelmente não vai acontecer.” E acrescenta: “Eles acham que é arriscado. Não os culpo. Se a situação fosse invertida, e um astro norte-americano fosse para Hong Kong, sendo eu o homem com o dinheiro, eu teria minhas reservas de aceitá-lo por lá”.
Curiosamente, quando fizeram uma continuação da série, o telefilme “Kung Fu: The movie” (1986), Caine descobre que tem um filho e se vê obrigado a lutar com ele. O nome do novo personagem é Wang Chung, interpretado por Brandon Lee... o filho de Bruce. Herbie Pilato em “The Kung Fu Book of Caine”, comenta a participação de Brandon no telefilme: “Perto do final do filme, Wang Chung pergunta a Caine se ele é seu pai. A pergunta parece um tanto irônica já que — na vida real — o pai de Brandon era candidato para o papel de Caine na série”.
No ano seguinte, foi produzido um segundo piloto, “Kung Fu: The next generation” (1987), situado no presente, onde Johnny Caine (Brandon Lee) é bisneto de Caine. Seis anos depois, em janeiro de 1993, produziu-se uma nova série de TV, “Kung Fu: A lenda continua”, onde o neto de Caine, também chamado de Kwai Chang Caine (e novamente interpretado por Carradine), conhece seu filho (intepretado por Chris Potter). A nova série durou até 1997. Em 2019, o canal Cinemax (pertencente a Warner Bros.) lançou uma série inspirada no projeto de Bruce Lee, coproduzida por sua filha, Warrior, Shannon Lee. Um reboot de Kung Fu também está sendo produzido.
Caine tornou Carradine íncone da cultura pop ocidental. Mesmo sem interpretar Caine, ele era volta e meia convidado para outros filmes de ação que remetiam ao personagem. Após o fim de “Kung Fu: The next generation”, fãs alimentavam as esperanças de novas produções. Mas as expectativas foram desfeitas após a morte acidental de Carradine em 2009, na Tailândia.
- Antônio Luiz Ribeiro
Grupos
Monges Shaolin
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 06/06/2008 23:08:00
Editado por
Hyju
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*