Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Kung Fu



Licenciador: Ebal
País de origem: Brasil
Criado por: Hélio do Soveral, João Orestes de Oliveira - ‘John Setsero’

Lista de revistas com participação de Kung Fu

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Kung Fu  n° 6 - Ebal
Em 1975 a Ebal perdeu os direitos sobre os principais personagens da americana Marvel Comics (os chamados “Super-Heróis Marvel”). Sem aquele material estrangeiro e não querendo cancelar sua popular revista, “Kung Fu” (que publicava heróis da Marvel como Shang Chi e os Filhos do Tigre), a editora carioca encomendou a seus artistas a criação de uma nova historieta, que capitalizasse o sucesso da popular série de TV de mesmo nome, estrelada por David Carradine.

Assim, a partir do número 6, os leitores ficaram conhecendo um novo herói, “Kung Fu”. Apesar do nome, da personalidade e da fisionomia calcada em Carradine, esse novo “Kung Fu” não era aquele da TV. Era um novo personagem, que misturava características do Shang Chi da Marvel (inclusive usando um quimono idêntico ao deste, em algumas ocasiões) com o herói da TV. E enquanto o personagem da tela se chamava Caine e vivia no século XIX, o da versão brasileira se chamava simplesmente “Kung Fu” e vivia no presente.

A Ebal queria que a nova historieta tivesse uma roupagem internacional, daí os autores brasileiros adotaram pseudônimos estrangeiros. Assim, Hélio do Soveral, José Meneses, Márcio Costa e João Orestes viraram “Ell Sov”, “Joe Sesenem”, “Marc Walker” e “John Setsero”, respectivamente. Com o tempo, a Ebal mudou de idéia e os artistas puderam assinar seus nomes verdadeiros.

- Antônio Luiz Ribeiro

Kung Fu



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 01/03/2011 14:20:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro