Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Kukulcán
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Lista de revistas com participação de Kukulcán
A origem dos Ahau e dos Kukulkán está envolta em lendas. De acordo com mitos antigos, o Pai Celestial Hunab Ku emergiu do nada primordial. Ele então criou o Coração do Céu, que usou para criar a primeira geração de deuses maias. Kukulkán era o deus do vento e um deus do céu.
Ainda assim, segundo as lendas, os Ahau criaram e destruíram o mundo diversas vezes. Kukulkán juntou-se aos Oxlahun ti Ku"Divino 13" senhor do céu contra os Bolon ti Ku em uma batalha que destruiu o mundo.
Apesar de estar do lado perdedor, Kukulkán sugeriu que os deuses criaram os primeiros mortais a partir da farinha de milho, que a deusa avó Xmucane misturou com água de nascente para fazer homens de barro nos quais Kukulcán deu vida.
Kukulkán foi adorado sob vários nomes por mais de 12.000 anos (durante a Era Hiboriana), inclusive como Kukulcan em Ptahuacan na Antilha.
O Ahau como um todo passou a ser adorado pelos maias do sul do México e do norte da América Central de 1800 aC ao século XVI. Acreditava-se que o rei humano Kukulkán era uma das formas do deus Kukulkán.
Começando no final do século 13 DC, a ascensão da cultura asteca levou os mortais a confundir Ahau e Teteoh, os deuses do México. Kukulkán ficou confuso com Quetzalcoatl.
Por volta de 1500, o culto dos Ahau deu lugar ao cristianismo, incluindo o de Kukulcán, sem desaparecer completamente mesmo na era moderna, incluindo alguns que permaneceram fiéis enquanto eram assimilados pela sociedade colonial, e outros que fugiram para o Vale dos Desaparecidos na América Central.
Quando o caçador de tesouros conhecido como El Tigre adquiriu as duas metades do Pingente Sagrado de Kukulkán, ele foi misticamente transformado na reencarnação de Kukulkán. Usando seus novos poderes divinos, o possuído El Tigre transportou-se para a nação centro-americana de San Rico, onde usou a telecinesia para restaurar o antigo estatuto da Serpente Emplumada que abrigava a Pedra Solar, a fonte de energia para o Pingente Sagrado de Kukulkán. El Tigre então procedeu à restauração das ruínas da cidade maia circundante, planejando usá-la como base para um novo império conquistador do mundo, povoado por súditos fascinados pela Pedra Solar. Seus planos de dominar o mundo foram combatidos pelos X-Men. Na batalha que se seguiu, o estatuto da Serpente Emplumada e a Pedra Solar caíram em um enorme abismo, fazendo com que El Tigre perdesse os vastos poderes de Kukulkán e levando à sua derrota e captura.
Relate algum problema encontrado nesse grupo
Adicionado por
Marcos Nash
em 09/09/2023 00:03:00
Editado por
Marcos Nash
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*