Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Khonshu - O Deus da Lua
Nome:
Chons
Nome original:
Khonshu
Licenciador:
Domínio Público
Lista de revistas com participação de Khonshu - O Deus da Lua
Histórico: Khonsu (também chamando de Chonsu, Khensu, Khons, Chons ou Khonshu) é um antigo deus egípcio cujo papel principal está associado à lua. Seu nome significa "viajante" e isto pode referir-se a viagens noturnas da lua no céu. Juntamente com Thoth ele representa a passagem no tempo. Khonsu foi fundamental na criação de nova vida em todos os seres vivos. Ele fazia parte de uma tríade com Mut, sua mãe, e Amin, seu pai. Em Kom Ombo ele era venerado como filho de Sebek e Hathor.
Normalmente ele é retratado como uma múmia com o símbolo da infância, uma sidelock de cabelo, bem como a menat colar com bandido e malho. Ele tem ligações estreitas com outras crianças, como divino Horus e Shu. Ele às vezes é mostrado vestindo um falcão da cabeça como Horus, com quem ele está associado como um protetor e curandeiro, enfeitados com o sol disco ea lua crescente.
Ele é mencionado no "Pyramid Texts" e "Coffin Texts", no qual ele é retratado em um aspecto feroz, mas não ganha destaque até o Novo Reino, quando ele é descrito como o "Maior Deus dos Grandes Deuses". A maior parte da construção do complexo do templo de Karnak foi centrada em Khonsu durante o Período Ramesside. Seu templo em Karnak está relativamente em um bom estado de conservação e em uma das paredes está representado um cosmogenia em que Khonsu é descrito como a grande serpente que fertilizou o Ovo Cósmico da criação do mundo.
Khonsu possui uma reputação como curandeiro que ultrapassa o Egipto como a lenda na qual a princesa de Bekhten instantaneamente foi curada de uma doença, quando uma imagem de Khonsu chegou. Rei Ptolomeu IV chamava a si mesmo como "Amado de Khonsu Quem Defende Sua Majestade e Dispersarei os Maus Espíritos" após ter sido curado de uma doença. Memphis, Hibis e Edfu foram aos locais de culto de Khonsu.
Nos quadrinhos, Khonshu apareceu especialmente na série "Moon Knight" (Cavaleiro da Lua), a partir do no. 1 (1980) do gibi americano daquele herói.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Guiller Ecar
em 30/03/2008 07:50:00
Editado por
Hyju
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Guiller Ecar
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*