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Khepri
Licenciador:
Domínio Público
País de origem:
Egipto
Lista de revistas com participação de Khepri
Khepri (também chamado Kheper, Khepera, Khepra, Khepre, Khepere) é o nome de uma divindade principal da mitologia egípcia. Khepri é associado com a imagem do escaravelho, cujo comportamento de ficar carregando bolas de estrume é comparado as forças que fazem mover o Sol.
Khepri veio a ser considerado gradualmente como uma encarnação do próprio Sol, e por isso tornou-se um deus do Sol. Para explicar para onde o Sol vai ao anoitecer, os egípcios antigos diziam que ele foi para o submundo (ou Mundo dos Mortos) e o Deus Khepri tinha que manter-se incessantemente empurrando o Sol para que ele nascesse novamente.
O deus Khepera criou-se a partir da matéria primordial ao dizer seu próprio nome, em seguida ele procriou os deuses Shu e Tefnut, formando a primeira trindade egípcia. De Shu e Tefnut nasceram Geb e Nut.
Nut, esposa de Geb, foi a mãe de Osíris, Hórus, Seth, Ísis e Néftis, em um único parto.
Como o escaravelho deixa os ovos nos corpos mortos de vários animais, incluindo outros escaravelhos, e no esterco, daí emergindo para o nascimento, os antigos egípcios acreditavam que os escaravelhos estavam carregados da substância da morte. Por isso, associavam ainda Khepri ao renascimento, renovação e ressurreição. De fato, o símbolo do escaravelho Khepri em egípcio antigo significa tornar-se. Como resultado disso, quando o culto do deus-Sol rival Rá aumentou, Khepri foi identificado como uma variante de Rá (o aspecto do Sol na manhã ou madrugada).
Consequentemente, quando Rá e Amon se tornou a identidade de um mesmo deus (Amon-Rá), determinou-se que Khepri era a forma de Rá quando jovem, em conflito com Nefertum, que era o Atum jovem. Isto tudo gerou uma cosmogonia onde Rá, como Khepri, foi resultado da atividade da Ogdóade e emergiu de uma flor de lótus azul apenas para ser imediatamente transformado em Nefertum que, depois de crescer, gerou a Enéade.
Khepri foi principalmente esculpido e pintado como um escaravelho, embora em alguns papiros funerários tenha sido representado como um homem com a cabeça de escaravelho. Ele também foi representado como um escaravelho numa barca solar segura por Num. Quando representado como um escaravelho, ele era normalmente posto a empurrar o sol através do céu durante o dia, bem como a empurrá-lo em segurança durante a noite, na passagem do Sol pelo submundo.
Como o aspecto de Rá, é particularmente prevalecente na literatura funerária do período do Império Novo, quando muitos túmulos do Vale dos Reis foram decorados com Rá como o disco solar, Khepri como o Sol na manhã ou madrugada e Atum como o Sol poente.
Outras identidades
Atum
Rá (Ré Horákhti)
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Adicionado por
Marcos Nash
em 11/04/2020 23:42:00
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