Vertigo: Além do Limiar


Karatê Men



Nome: Mário
Licenciador: Edrel
País de origem: Brasil
Criado por: Wilson Hisamoto

Lista de revistas com participação de Karatê Men

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Terror Especial  n° 1 - Edrel
Em 1973, a mania das artes marciais orientais estava em alta. No cinema, Bruce Lee derrubava inimigos como moscas em "Operação dragão"; na TV David Carradine fazia sucesso com "Kung fu"; nos quadrinhos, a EBAL publicava com sucesso "O Judoka". A editora paulita EDREL não podia ficar de fora da onda e decidiu lançar seu próprio herói marcial.

Vale lembrar que a EDREL daquele ano de 1973 era diferente daquela EDREL que surgira em 1966. Seus fundadores originais, como Minami Keizi e Jinki Yamamoto, já tinham saído da editora. A EDREL passava por uma crise criativa e tentava se recuperar. O lançamento de um herói no estilo kung fu vinha bem a calhar.

A tarefa da criação do novo personagem ficou a cargo de Wilson Hisamoto. Ele criou então o Karate Men (com “e” no “Men”, mesmo), com desenhos dele próprio e de Kimil Shimizu.

Em sua história de estréia, “Primeira aventura” (publicada na revista “Terror especial” 1), Karate Men é um simples vendedor de cosméticos, o moreno Mário, que herdou sua habilidade em artes marciais de um ninja. “Karate Men, o Invencível” combatia a bandidagem colocando uma peruca loira e uma máscara. Lembrava a heroína da DC Canário Negro, que também era vendedora e que combatia o crime colocando uma peruca loira e uma máscara.

A revista “Terror especial” tinha 52 páginas e durou poucos números com esse herói. No ano seguinte, a EDREL faliu. (ALR)

Karatê Men



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 11/09/2010 16:30:00
    Editado por Antônio Luiz Ribeiro