Vertigo: Além do Limiar


Juiz Dredd



Nome: Joseph Dredd
Nome original: Judge Dredd
Licenciador: Fleetway Publications
Criado por: Carlos Ezquerra, John Wagner - ‘John Howard’, Pat Mills

Lista de revistas com participação de Juiz Dredd

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    2000 Ad (1977)  n° 2 - Ipc Magazines
  • Brasil
    Ano 2000 (Capitão Z Apresenta)  n° 2 - Ebal
No n° 2 da revista “2000 AD”, lançado em 5 de março de 1977, os leitores ingleses ficaram conhecendo um novo personagem de ficção científica, na verdade uma sátira política disfarçada de fantasia. Num futuro violento onde a criminalidade atingiu níveis insuportáveis, a ordem pública passou a ser aplicada de forma imediata pelos “Juízes”, policiais com o poder de julgar, condenar e executar criminosos. E, nessa função, Dredd é o mais impiedoso e temido entre os Juízes.

Originalmente, “Jude Dredd” era uma sátira mordaz à burocracia e violência da autoridade policial, em especial a da Inglaterra. Dredd era um burocrata violento que interpretava a lei ao pé da letra, sem atenuantes e sem entrar no seu espírito. Quando começou a ser publicado nos Estados Unidos, porém, o personagem foi interpretado como um justiceiro heróico que simplesmente matava bandidos. E foi dessa maneira equivocada que os americanos acabaram lançando um filme (1995) com Sylvester Stallone. E os próprios britânicos não deram sorte ao lançar “Dredd” (2012), uma co-produção sul-africana com um apático Karl Urban no papel principal.

Juiz Dreed vive no século XXII, num futuro em que o presidente dos Estados Unidos enlouqueceu e bombardeou o próprio país com ogivas nucleares. A partir daí, os juízes tornaram-se agentes da lei e autoridade máxima de Mega-City Um e Mega-City Dois, duas grandes metrópoles separadas pela chamada Zona Infernal, habitada por mutantes e gangues de alta periculosidade. Como únicos representantes da lei e da ordem, os juízes são autorizados a prender, acusar, condenar e - em caso de resistência - executar criminosos, sem direito a tribunais superiores de apelação.


Juiz Dredd



Relate algum problema encontrado nesse personagem