Vertigo: Além do Limiar


Joseph Philippe Pierre Yves Elliott Trudeau



Licenciador: Personagem Real
País de origem: Canadá


Lista de revistas com participação de Joseph Philippe Pierre Yves Elliott Trudeau

Joseph Philippe Pierre Yves Elliott Trudeau [1919–2000] um político canadense que serviu como Primeiro-ministro do Canadá em duas ocasiões diferentes: entre 1968 e 1979 e de 1980 e 1984. Trudeau é considerado uma figura carismática a qual, entre o fim da década de 1960 até meados da década de 1980, dominou a cena política canadense.

Trudeau governou o país por 15 anos, mais do que qualquer outro primeiro-ministro com exceção de William Lyon Mackenzie King. Seu governo foi marcado por avanços sociais e institucionais, com uma política econômica voltada com a esquerda. Em 1970, lidou com uma crise interna a respeito da situação da província de Quebec e preservou a unidade nacional. Ajudou a forjar, dentro de uma sociedade multicultural, um sentimento pan-canadense mais forte.

Instituiu várias reformas, tais como a implementação do bilinguismo oficial no Canadá, onde o inglês e o francês se tornaram as línguas oficiais do país. Também firmou o patriamento da constituição nacional e estabeleceu a Carta Canadense dos Direitos e das Liberdades. Considerado arrogante, foi criticado também por não lidar tão bem com as questões econômicas, além de centralizar o mecanismo de decisões políticas canadense, em detrimento da soberania de Quebec e da região das pradarias.

Durante seu governo gozou de popularidade razoável. O público dividia-se em opiniões mistas e polarizadas a respeito de suas conquistas no cargo. Contudo, acadêmicos o listam como um dos melhores primeiros-ministros da história do país, várias vezes denominado o “Pai do moderno Canadá”. Seu filho mais velho, Justin Trudeau – o qual seguiu seus passos na carreira política – se tornou, em 2015, o 23º primeiro-ministro do país.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pierre_Trudeau

Joseph Philippe Pierre Yves Elliott Trudeau



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Márcio dos Santos
  • Adicionado por
    Márcio dos Santos
    em 26/12/2014 03:05:00