Vertigo: Além do Limiar


Joel Ciclone (Flash I)



Nome: Jason Peter "Jay" Garrick
Nome original: The Flash I
Licenciador: DC Comics
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Gardner Fox, Harry Lampert

Lista de revistas com participação de Joel Ciclone (Flash I)

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Flash Comics (1940)  n° 1 - DC Comics
  • Brasil
    Lobinho, O  n° 1 - Grande Consórcio Suplementos Nacionais
O primeiro herói velocista dos quadrinhos estreou na revista “Flash Comics” n° 1, da All-American Publications, editora que logo se transformaria na DC Comics. Na trama, passada na Universidade de Midwestern, o estudante de química Jay Garrick adquire supervelocidade aspirando átomos radioativos de uma fórmula hídrica ("água pesada"), se tornando o homem mais rápido do mundo. Usando seus poderes para servir a lei e a ordem, ele adotou a identidade de Joel Ciclone e atuou como herói durante os anos 40, como membro da Sociedade da Justiça da América e do Esquadrão All-Star.

Tempos depois, se casou com Joan Willians e junto a seus amigos justiceiros, Jay e toda a cidade de Keystone desapareceram do mapa, graças a seu adversário, o Violinista. Anos depois, nosso herói e a cidade foram resgatados por seu sucessor, Barry Allen, o novo Flash.

Feliz por seu legado estar em boas mãos, Jay optou por se "aposentar", embora sempre apareça quando necessário como herói, conselheiro e amigo ou como membro da SJA.

Jay possui super-velocidade que se aproximava à da luz, mas devido a sua idade, tornou-se um pouco mais lento. Entretanto, sua relação com a força de aceleração o mantém mais jovem para sua idade.

Trajando calças azuis, camisa vermelha e um elmo que lembra o do deus Mercúrio, Joel Ciclone surgiu num gibi com data de janeiro de 1940 (mas que chegou ás bancas americanas possivelmente ainda no final de 1939).

Décadas mais tarde, foi explicado que, no dia seguinte à sua transformação em Joel Ciclone, Jay descobriu que era capaz de acessar uma fonte de energia extradimensional chamada "Campo de Velocidade". Foi essa capacidade que fez com que ele fosse capaz de correr à inacreditáveis velocidades, tornando-se o protetor de Keystone City.

Quando estava em ação, Jay preferia não usar máscara, como os outros heróis, mas tinha o cuidado de manter seu rosto em constante vibração, dando uma aparência de embaraçamento e, portanto impedindo que o recohecessem.

Quando começou a ser publicado no Brasil, nos anos 40, foi batizado de Joel Ciclone, sendo mudado, pela EBAL, para "Flash", nas décadas seguintes. Na editora Abril, voltou a ser Joel Ciclone, e com esse nome permance desde então.

O personagem apareceu como convidado no desenho animado “Batman: The Brave and the Bold” — no episódio “Requiem for a Scarlet Speedster!” (2010), escrito por Greg Weisman.


Relate algum problema encontrado nesse personagem