Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


João Bafo de Onça



Nome original: Peg-Leg Pete
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de João Bafo de Onça

João Bafo de Onça, em Portugal: Pete (em inglês, Peg-Leg Pete) (na Itália: Pietro Gambadilegno) é um personagem dos quadrinhos e desenhos animados de Walt Disney.

É mais conhecido como arqui-inimigo do rato Mickey e como ladrão de bancos ou político corrupto, ora enfrentando Mickey e ora o Pato Donald e Tio Patinhas.

Junto com o Mancha Negra, os Irmãos Metralha e outros, compõe a vilania de Patópolis. Bafo ainda é casado com Tudinha e seu parceiro em alguns roubos é o Escovinha.
Aparece em vários desenhos do Pato Donald como antagonista antipático, mas é usualmente mais associado ao universo do Mickey Mouse na maioria das suas histórias.

Bafo surgiu em 1925, no filme de animação feito por Walt Disney e Ub Iwerks, Alice Solves the Puzzle e usava uma perna de pau, detalhe mais tarde esquecido, com Bafo sendo desenhado com duas pernas perfeitamente normais.
Em 1927, passa a vilão contracenando com o Coelho Osvaldo. No ano seguinte, já enfrentava Mickey como seu chefe maligno em Steamboat Willie.

Bafo de Onça, inicialmente, era um gato, em 1928 e outros anos. É também o personagem em contínuo, mais antigo da Disney.

Na série DuckTales, Bafo foi descrito como um personagem diferente em cada episódio, já que aparecia com nomes e personalidades diferentes. Em dois episódios, era apenas um sujeito egoísta e até mesmo fazia as pazes com Tio Patinhas no final.

Em A Turma do Pateta, Bafo não é vilão, também é o chefe e é vizinho de Pateta, casado com Peg e tendo os filhos PJ (Pete Junior, ou BJ, que seria Bafo Junior) e Matraca.

Pode ser visto na série infantil A Casa do Mickey Mouse. Em alguns episódios, ele passa a ajudar Mickey, no entanto, ele é usualmente neutro na maioria dos episódios.

Fora os desenhos e histórias, Bafo foi mascote da Marinha Mercante americana durante a Segunda Guerra Mundial e foi vilão nos videogames Mickey Mousecapade, Disney's Magical Quest, Goof Troop, Mickey Mania, Quackshot, World of Illusion, Kingdom Hearts e Disney Magic Kingdoms.

Os primeiros quadrinhos com o Bafo de Onça foram "Death Valley" de Walt Disney e Floyd Gottfredson, publicados nos EUA em 1 de abril de 1930. Esta história foi publicada no Brasil na revista "Mestres Disney" 3, em 2005, com o título "O Vale Da Morte".

Já a primeira história criada no Brasil foi "O Elefante Destrombado", publicada na revista "Zé Carioca" 971, de 1970.

No Brasil, o eterno inimigo de Mickey foi chamado nos primeiros anos de “Pete” — do original em inglês e que, paradoxalmente, a Editorial Abril da Argentina (de onde vinha o material a ser publicado aqui) havia preservado.

Nos anos seguintes, o editor Cláudio de Souza apelidou-o de “João Bafodeonça”. O sobrenome era assim mesmo, com as três palavras ajuntadas.

“O personagem tinha cara de João e, além disso, levava um jeito de meliante e beberrão, daqueles que gostavam de entornar muitos copos por dias seguidos e, portanto, exalavam um bafo insuportável”, Justificou Souza. O verdadeiro nome do Bafo é Clodovil P. Pedrosa.

- Sidnei Dias
Fontes - “O Homem Abril”, de Gonçalo Junior, pág. 90
https://pt.wikipedia.org/wiki/Bafo_de_On%C3%A7a

João Bafo de Onça


Grupos
  • Bad-7



  • Relate algum problema encontrado nesse personagem