Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2935)
B
(2640)
C
(3949)
D
(2801)
E
(1447)
F
(1434)
G
(2029)
H
(1550)
I
(792)
J
(2128)
K
(1288)
L
(1879)
M
(3757)
N
(1042)
O
(752)
P
(2521)
Q
(185)
R
(2208)
S
(3934)
T
(2649)
U
(306)
V
(916)
W
(514)
X
(281)
Y
(255)
Z
(608)
Jim das Selvas
Nome:
James Bradley
Nome original:
Jungle Jim
Licenciador:
King Features Syndicate
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Alex Raymond
Lista de revistas com participação de Jim das Selvas
Herói de HQs do mesmo criador de “Flash Gordon”. James Bradley recebeu o apelido “Jim das Selvas” por ser um dos melhores caçadores das florestas de Sumatra, Borneo, Malásia e Bengala. Sua base de operações é o sudeste asiático, onde costuma caçar feras para depois vendê-las a circos. É auxiliado pelo fiel e musculoso nativo Kolu, que conhece as selvas como ninguém.
Jim apareceu pela primeira vez em 7 de janeiro de 1934, como "top" (HQ complementar que aparecia na parte superior da principal) da página dominical colorida de "Flash Gordon" (os dois heróis debutaram na mesma data). Na primeira história, pouco se sabe do passado do herói. É apenas mencionado que, em determinado momento, ele foi vaqueiro no Arizona, trabalhando ao lado de um parceiro, Red. Ainda na primeira aventura, Jim explica que "No colégio, me dediquei ao estudo do reino animal e tirei um diploma como domador de feras... Depois, resolvi vir para cá [Ásia] para por em prática o que aprendi teoricamente."
Embora não tivesse o mesmo apelo visual de "Flash Gordon", "Jim das Selvas" agradou em cheio os leitores, principalmente por trazer a Ásia misteriosa que povoava a imaginação do ocidente: animais selvagens que eram máquinas de matar insaciáveis, terrenos repletos de areia movediça, Jim e Kolu se recuperando rapidamente de tiros, flechadas, coronhadas etc. Tudo muito exagerado, com os clichês típicos da época, mas quem se importava? A ação, a emoção, o suspense, estava tudo lá.
Raymond, na época, também fazia "Agente Secreto X-9", mas teve que abandonar este em novembro de 1935 para se dedicar integralmente a "Flash" e "Jim". E quando abandonou este último, outros artistas assumiram a série. Em 1948, as páginas dominicais passaram a ser feitas por Paul Norris, que nelas ficou até 1954. Durante um certo período (no pós-Guerra), Jim trabalhou para o F.B.I.
E as imitações começaram a pipocar: “Congo Bill”, “Jim, o Viajante”, “Jack Hope” (da historieta espanhola “Aventuras del FBI”), “Capitão Atlas”, “Sérgio do Amazonas”, “Congo Jim”...
No cinema, Jim foi interpretado por Grant Withers e pelo "Tarzan" Johnny Weissmuller (este também repetiu o papel na série de TV de mesmo nome).
"Jim" também ganhou seu próprio gibi, onde era desenhador por Frank Thorne e outros. Quando o material americano começou a escassear no Brasil, a editora RGE convocou o desenhista Menezes e outros para continuar com novas histórias.
- Antônio Luiz Ribeiro
Notas e fontes —
"Alter Ego" 59, 2007
Grupos
F.B.I.
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 22/01/2008 15:34:00
Editado por
Antônio Luiz Ribeiro
,
Edson Diogo
,
Amilton José de Oliveira
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*