Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Jaci



Licenciador: Domínio Público
País de origem: Brasil


Lista de revistas com participação de Jaci

Jaci era considerada a deusa da lua e da noite, seria a responsável pela magia e encanto na vida dos homens na terra. A donzela teria sido criada por Tupã para que pudesse embelezar e clarear o mundo que havia criado, e posteriormente, Tupã acabou por tomá-la como esposa.

Origem de Jaci
Existem pelo menos duas versões sobre a criação de Jaci. Uma é atribuida a Tupã sua criação, e de quem se tornou esposa, outra atribui a Guaraci, o deus sol, como criador e amante da deusa lua.

Poderes de Jaci
Considerada como deusa da noite e dos amantes, a bela Jaci era vista pelos Tupis Guaranis como rainha. Diversas outras histórias são atribuídas a ela. Na lenda da Vitória Régia, Naiá, uma índia que desejava ser estrela, se dirigia todos os dias para a beira do lago, onde a lua recolhia as virgens e as levava para o céu. A lua, vendo a paixão e perseverança de Naiá, não levou-a para o céu, mas transformou-a em uma vitória régia.

Parentesco de Jaci
Segundo o mito, Jaci era irmã de Iara, a deusa dos lagos serenos. Tempos mais tarde, Jaci acabou se tornando a própria esposa de Tupã. Em outros contos mitológicos, ela seria o amor de Guaraci, o deus sol.

Feitos de Jaci
Era considerada a deusa dos amantes e da fertilidade. Adorada pelas virgens, que desejavam se tornarem estrelas. Jaci era a beldade das noites e o desejo de todos. Esse mito explica a associação dos poemas românticos, atribuídos á lua.

Jaci



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 01/02/2019 21:46:00