Horácio



Licenciador: Mauricio de Sousa
País de origem: Brasil
Criado por: Mauricio de Sousa

Lista de revistas com participação de Horácio

Criado em 1960 por Mauricio de Sousa, Horácio é aquele pequeno e tímido Tiranoussaurus Rex que, contrariando sua espécie, é vegetariano e avesso a violências. Inicialmente Horácio era bem diferente daquele que conhecemos hoje. Aparecia nas historietas cômicas de Piteco, o homem das cavernas, onde era o seu bichinho de estimação, onde apenas grunhia, não falava.

Na trama, o boa-praça Piteco encontra um ovo, de onde surge o dinossaurinho. O homem então o leva à sua aldeia, onde o pequeno animal é aceito em início, mas que, nas HQs posteriores, é expulso pelos habitantes locais. Horácio foi conquistando espaço e, em 8 de setembro de 1963, ganhou sua própria página dominical colorida, no número 1 da “Folhinha de S. Paulo” (suplemento infantil da “Folha de S. Paulo”). Passou a ter suas próprias aventuras, ao lado dos amigos Tecodonte e a graciosa Lucinda. Entre as mudanças promovidas nas HQs posteriores estava uma nova origem para Horácio, onde nascia num ninho abandonado ao sol (mas sem a participação de Piteco).

As HQs próprias de Horácio eram publicadas tanto em revistas em quadrinhos (como “Mônica”) quanto em jornais. Nestes, eram distribuidas pela Mauricio de Sousa Produções, o “syndicate” (distribuidor) criado em 1966 pelo conhecido desenhista para enviar material para diversos jornais do país.

Em 1973 Mauricio de Sousa transformou temporariamente seu personagem no “Super-Horácio”, um herói voador com direito à capa vermelha e poderes fabulosos. Há quem diga que esse “Super-Horácio” refletia o desejo de Mauricio por voos maiores.

- Antônio Luiz Ribeiro


Relate algum problema encontrado nesse personagem