Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Homem Justo



Licenciador: sem licenciador
País de origem: Brasil
Criado por: Ailton Elias, Oscar Christiano Kern - ‘Ock’

Lista de revistas com participação de Homem Justo

(ao lado, o personagem em uma de suas primeiras aparições)

Em 1969, surgiu nas bancas um novo super-herói, com roteiro de Oscar Christiano Kern e arte de Ailton Elias. Tratava-se do Homem Justo, um sujeito que recebe seus poderes de um extraterrestre moribundo (bem parecido com "Lanterna Verde").

O personagem era um pacato cidadão chamado Marco que, durante uma pescaria, encontra um extraterrestre ferido chamado Borin. Este fugira de seu mundo, um planeta dominado por uma ditadura tipo Cuba. Mas na fuga acabou sendo ferido pela polícia secreta de lá. Já nas últimas, o estranho ser dá a Marco o cinturão que emite um campo de força que o torna meio transparente e lhe confere super-força e o poder de voar. Repare que esse negócio de cinturão hi-tech quase virou mania na época. Mylar tinha um; Batman também.

Homem Justo combatia todo o tipo de bandido e seres de outros planetas. Os argumentos eram inteligentes e faziam bom uso da ficção-científica. Já na origem, o leitor é apresentado a conceitos avançados até para os dias de hoje, como a nave em duas dimensões (a parte externa do veículo se encontra em nossa dimensão, e é pequena como um carro e, uma vez dentro, em outra dimensão, o espaço da nave é grande como uma catedral).

Homem Justo apareceu pela primeira vez na revista “UAU”, da Editora M&C (Miname & Cunha). Chegou até a mudar de desenhista, com Emir Ribeiro assumindo o personagem. Mas a empresa logo desistiu do Homem Justo, preferindo, nos anos seguintes publicar heróis bem mais elaborados, como “Modesty Blaise”, “Conan, o Bárbaro” e “Dr. Estranho”.

Somente mais de 20 anos depois, em 1981, Homem Justo voltou, na revista-fanzine “Historieta”, da Gráfica Editora Oliveira, de Porto Alegre. Hoje em dia, o herói só vive em fanzines.

- Antônio Luiz Ribeiro

Homem Justo



Relate algum problema encontrado nesse personagem