Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2926)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1441)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Homem-Formiga
Nome:
Henry "Hank" Jonathan Pym
Nome original:
Ant-Man
Licenciador:
Marvel Comics
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Jack Kirby
,
Stan Lee
Lista de revistas com participação de Homem-Formiga
Primeira aparição no:
País de origem
Brasil
O Homem-Formiga nem sempre foi o Homem-Formiga. Em sua primeira aparição, em 1961 — com data de janeiro de 1962 na capa da revista (“Tales to Astonish” n° 27) —, ele era apenas um mero personagem daquelas histórias de ficção-científica que a revista publicava — no caso, o cientista Henry Pym, que descobrira uma fórmula para encolher objetos (esquema parecido com outro herói dos quadrinhos, Elektron, da concorrente DC Comics). Pym, numa emergência, arriscou usar o tal soro nele mesmo e acabou caindo num formigueiro do quintal.
Oito números depois, em sua segunda aparição, a Marvel decidiu transformá-lo num super-herói uniformizado e o batizou de “Homem-Formiga”. Desta vez ele tinha incluído um capacete que, além de esconder sua identidade, permitia contato com as formigas. Um dos problemas da historieta era justamente seu protagonista. “Muitos artistas desenham o Homem-Formiga e suas formigas proporcionalmente maiores do que deveriam aparentar, para encaixá-los junto com os humanos gigantes no mesmo quadrinho”, observou o roteirista Roy Thomas em artigo publicado em “Alter Ego: The Comic Book Artist Collection” (2001, pág. 114). “O estilo mais natural do [desenhista] Neal [Adams] aproximou Pym do tamanho verdadeiro de uma formiga. De certo modo, Neal foi o artista ideal para o Homem-Formiga, embora ele tenha desenhado o personagem apenas uma vez [em 'Avengers' n° 93, 1971]”.
Em 1963, no n° 44, o formiga ganhou uma parceira e namorada, a Vespa, que se parecia muito com sua ex-mulher, a húngara Maria Trovaya (morta anos antes por comunistas de seu país). O pai da Vespa também fora morto por um vilão, e, sensibilizado, Pym resolveu dar-lhe a fórmula de encolhimento e adotá-la como parceira de aventuras.
Ainda naquele ano, a nova dupla de heróis apareceu na estréia da revista dos Vingadores, grupo que reunia alguns astros da Marvel da época numa mesma aventura. A dupla Hank Pym e Janet van Dyne teve sua última aventura publicada no n° 69 (1965) de Tales to Astonish.
Com o passar dos anos, Pym deixou de ser produzido pelo trio Stan Lee, Jack Kirby e Larry Lieber e foi então que passou a ganhar uma série de novas identidades e uniformes: Homem-Gigante (quando passou a aumentar de tamanho, ao invés de encolher), Golias, Jaqueta Amarela (quando encolheu de novo) e por aí a fora. Algumas mudanças foram bem aceitas pelo leitor, outras não, e, talvez pelo fato do personagem ficar descaracterizado com tantas mudanças e reviravoltas ao longo dos anos, ele acabou como mero coadjuvante nas revistas da editora e até desaparecendo no meio dos infinitos super-heróis do universo Marvel.
- Antônio Luiz Ribeiro
Outras identidades
Gigante (Henry "Hank" Jonathan Pym)
Golias (Henry "Hank" Jonathan Pym)
Hank Pym (Henry "Hank" Jonathan Pym)
Jaqueta Amarela (Henry "Hank" Jonathan Pym)
Vespa II (Henry "Hank" Jonathan Pym)
Grupos
Vingadores
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Guia dos Quadrinhos
em 05/03/2007 00:00:00
Editado por
Antonio Pontes Junior
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Edson Diogo
,
Guiller Ecar
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*