Vertigo: Além do Limiar


Homem Força



Licenciador: Altair Gelatti
País de origem: Brasil
Criado por: Altair Gelatti

Lista de revistas com participação de Homem Força

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Albatroz  n° 8 - Cas-Per/São Miguel/Litoarte
Em 1967, era relativamente fácil botar um super-herói brasileiro nas bancas. Era a nossa época de ouro dos heróis, a era de vacas gordas das editoras de pequeno porte, principalmente as de São Paulo. O negócio andava tão bem que muitos quadrinhistas nem se preocupavam em bolar um bom nome no personagem. Muitas vezes, o negócio era inventar um uniforme chocante e tacar o herói no gibi. Altair Gelatti, desenhista, roteirista, gerente, redator e diretor da revista "Albatroz", de Caxias do Sul (RS), por exemplo, batizou seu herói de Homem Força.

A "Albatroz" de Gelatti era uma publicação que abordava praticamente todos os gêneros. E talvez por causa das inúmeras HQs que produzia, Gelatti não tinha tempo de bolar bons nomes para seus personagens. Por exemplo, seu outro herói importante, de uma HQ de detetives, era chamado de Detetive Nelson.

Segundo Gelatti, desenhista de traço realista e limpo, Homem Força era uma homenagem aos seus super-heróis de infância, em particular o Super-Homem. Só que seu personagem era menos poderoso e mais humano, como o próprio Homem de Aço no início. O Homem Força era, na realidade, um rico industrial que foi agraciado por cientistas de Marte, em visita à Terra, com inteligência e força acima do normal.

A revista "Albatroz" foi cancelada na década de 70, alcançando a invejável marca de 46 números. Sua vida longa numa praça limitada como a Caxias do Sul da época é explicada pelo apoio publicitário das empresas locais.

O Homem Força, desde então, só foi lembrado pelos fanzines, como "Historieta", nos anos 80.

- Antônio Luiz Ribeiro

Homem Força



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 11/10/2009 22:07:00
    Editado por Giordano Bruno