Vertigo: Além do Limiar


Hiro



Nome: Hiroshi Suzuki
Licenciador: Mauricio de Sousa
País de origem: Brasil
Criado por: Mauricio de Sousa

Lista de revistas com participação de Hiro

Personagem da Turma do Chico Bento que é descendente de japoneses. Hiro surgiu no “Diário da Noite” (“Diários Associados”), em 1961 (o pesquisador Luigi Rocco dá a data como 1963), quando o desenhista Mauricio de Sousa criou uma nova tira chamada “Hiroshi e Zezinho”, sobre dois garotos que viviam numa cidade do interior de São Paulo.



Depoimento de Mauricio:

"[Surgiu] nas tiras que eu batizara de 'Hiroshi e Zezinho', publicadas no 'Diário da Noite', que circulava em São Paulo, na década de 60. O jornal pertencia ao grupo dos Diários Associados, propriedade do lendário Assis Chateaubriand.

Hiroshi, um nissei, e Zezinho (o Zé da Roça, de hoje) no começo das publicações não tinham outros companheiros. Até que o Chico apareceu, foi se infiltrando e ganhou seu lugar de destaque.

Afinal, era mais interessante do que os dois primeiros, muito 'certinhos'.

Na mesma época, Hiro e Zé também apareciam em páginas tipo tabloide, numa revista chamada 'Coopercotia', da Cooperativa Agrícola de Cotia.

A publicação era mensal. E serviu para eu amadurecer traço e características dos personagens. O Chico também passou a aparecer por lá, no meio das histórias dos dois titulares, depois de algum tempo.

Em seguida o Chico afinal ganhou seu espaço com direito a nome de história e tudo. Foi nas páginas de um suplemento semanal, de quadrinhos, que eu fazia para o 'Diário de São Paulo', jornal do mesmo grupo associado. Ali, o Chico estreava como personagem principal, em cores. O Hiro e o Zé passavam a ser coadjuvantes.

E o ano das primeiras aparições do Chico Bento foi 1963, já entre as primeiras tiras do Hiroshi e Zezinho, como coadjuvante."

(em 22.11.2002)


Relate algum problema encontrado nesse grupo