Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Hecatônquiros



Nome original: Hekatonkheires
Licenciador: Domínio Público
País de origem: Grécia


Lista de revistas com participação de Hecatônquiros

A mitologia grega é cheia de personagens intrigantes e muito interessantes que fazem parte de mitos incríveis. Esse é o caso dos Hecatônquiros, ou Hekatonkheiresque em grego significa “os de cem mãos”, que eram nada menos do que três Gigantes filhos de Gaia, a mãe terra, com Urano, o céu, segundo a Teogonia de Hesíodo.

Os nomes dos Hecatônquiros são: Briareu, Coto e Giges. Briareu era chamado de o vigoroso ou o bode do mar, também conhecido por Aigaion que foi latinizado como Aegaeron. Coto era o furioso e Giges o de grandes membros.

Vale lembrar ainda os Hecatônquiros, além de serem gigantes, ainda eram dotados de cem braços e cinquenta cabeças o que fazia com que tivessem um aspecto terrível.

Justamente por isso é que logo após o nascimento dessas criaturas, Urano, assustado com a monstruosidade deles, decidiu escondê-los nas profundezas do Tártaro.

De fato, os gigantes eram seres incríveis com força e muita ferocidade, que era superior, inclusive, aos Titãs, a quem se uniram para combater os ciclopes.

Os gigantes tinham realmente forças imensuráveis. Justamente por isso é difícil determinar quais os fenômenos naturais que eles representam, porém pode-se dizer que são as formas gigantescas da natureza que aparecem, por exemplo, em terremotos.

Como já foi dito acima, quando os Hecatônquiros nasceram, Urano, assustado com tanta monstruosidade, jogou-os diretamente no Tártaro. Alguns mitos contam ainda que Urano ao ver os filhos achou-os tão feios que empurrou-os novamente para o útero de Gaia, causando a ela muita dor, incentivando ainda mais Cronos a iniciar o movimento de derrubada de Urano.

Presos no Tártaro os Hecatônquiros ficaram muito bem guardados por um dragão chamado Campe.

Cumprindo então a profecia, Cronos ajudou os Hecatônquiros a escapar do Tártaro, formando uma rebelião que acabaria causando a castração do seu próprio pai, Urano.

Com a queda de Urano, Cronos conseguiu subir ao poder, traiu os Hecatônquiros e aprisionou-os novamente no Tártaro.

E lá eles se mantiveram presos até que Zeus os resgatou, seguindo os planos e conselhos de Gaia. Por isso os Gigantes foram aliados de Zeus contra Cronos na Titanomaquia.

Nessa guerra dos Titãs contra os Deuses do Olimpo, os Hecatônquiros ajudaram arremessando cem pedras enormes, do tamanho de montanhas, uma com cada uma de suas mãos. Por isso pode-se afirmar que eles tiveram um papel importantíssimo e decisivo para o desfecho da batalha.

Com a vitória dos Deuses sobre os Titãs, Zeus passou a ser o dono do Olimpo e o Deus do Deuses.

Já os Hecatônquiros se estabeleceram em grandes palácios, cada um em um lugar. Sendo assim, Briareu estabeleceu sua morada nas profundezas do mar Egeu. Já Giges e Coto ficaram em palácios localizados no rio Oceanus, tornando-se protetores das portas do Tártaro.





Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Marcos Nash
  • Adicionado por
    Marcos Nash
    em 14/04/2020 13:06:00