Comic Boom!


Havita



Nome original: Little Hiawatha
Licenciador: Walt Disney
País de origem: Estados Unidos da América


Lista de revistas com participação de Havita

Havita é o nome pelo qual ficou conhecido em Brasil o personagem “Little Hiawatha”, surgido em 1937 num desenho animado da série “Silly Symphonies” (“Sinfônias Ingênuas”, a mesma em que apareceu o “Pato Donald” em 1934) dos estúdios Disney. Hiawatha nada tem a ver com o lendário ameríndio iroquês de mesmo nome.

Uma criança índia que vive suas aventuras com os animais da floresta ao lado de sua irmã e amiga, Pão de Mel, Havita às vezes com suas peraltices irrita o pai, o chefe da tribo. Eventualmente, aparecem homens brancos em suas aventuras.

Em 1940, três anos depois de estrear nas telas, Havita foi parar nos jornais americanos, dentro da versão em quadrinhos de “Silly Symphonies”, publicada sempre aos domingo e distribuída pelo King Features. Entre 10 de novembro de 1940 e 12 de julho de 1942, o roteirista Hubie Karp e o desenhista Bob Grant produziram essas novas aventuras para jornais de Little Hiawathas.

Ao contrário do que diz a Wikipedia, a primeira história de Havita publicada no Brasil não foi em 1952 na Editora Abril. “O Globo Juvenil” já publicava esse Havita de Disney no início dos anos 40, com o nome de “Caramurú” (que, a rigor, era o nome de um personagem parecido, publicado na Argentina e no Brasil).

Havita é um mascote da torcida do clube Guarani Futebol Clube.

Havita



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 08/07/2008 18:37:00