Vertigo: Além do Limiar


General Patton



Nome: George Smith Patton, Jr.
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de General Patton

O general George Smith Patton Jr. [1885-1945] comandou o Sétimo Exército dos Estados Unidos no teatro Mediterrâneo da Segunda Guerra Mundial e o Terceiro Exército na França e na Alemanha após a invasão aliada à Normandia, em junho de 1944. Patton frequentou o Instituto Militar da Virgínia e a Academia Militar de West Point. Ele estudou esgrima e projetou o Sabre de Cavalaria M1913, mais conhecido como “Sabre Patton”. Patton entrou em combate durante a expedição Pancho Villa de 1916, a primeira ação militar dos Estados Unidos com veículos motorizados. Ele lutou na Primeira Guerra Mundial como parte do novo Corpo de Tanques das Forças Expedicionárias Americanas, no comando da escola de tanques dos EUA na França, posteriormente na liderança de tanques em combate e foi ferido perto do fim da guerra.

Na entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial, ele comandou a 2ª Divisão Blindada. Patton liderou as tropas americanas no teatro mediterrâneo com uma invasão de Casablanca durante a Operação Tocha, em 1942, e logo se estabeleceu como um comandante eficaz ao reabilitar rapidamente o desmoralizado II Corpo do Exército dos Estados Unidos. Comandou o Sétimo Exército dos Estados Unidos durante a invasão aliada da Sicília , onde foi o primeiro comandante aliado a chegar a Messina . Lá, ele se envolveu em polêmica depois que esbofeteou dois soldados em choque e foi temporariamente removido do comando do campo de batalha. Ele foi designado para um papel fundamental na Operação Fortitude, a campanha militar de engano dos Aliados para a Operação Overlord.

No início da invasão da França pelos Aliados Ocidentais, Patton recebeu o comando do Terceiro Exército, com o qual conduziu um rápido ataque blindado pela França. Sob sua liderança decisiva, o Terceiro Exército assumiu a liderança no socorro às tropas americanas sitiadas em Bastogne durante a Batalha de Bulge, após a qual suas forças penetraram profundamente na Alemanha nazista no final da guerra. Durante a ocupação aliada da Alemanha, Patton foi nomeado governador militar da Baviera. O chefe de gabinete de Patton, o major-general Hobart Gay, o convidou para uma viagem de caça ao faisão perto de Speyer em nove de dezembro de 1945. Durante o trajeto, seu carro colidiu com um caminhão do exército americano em baixa velocidade. Gay e outros ficaram levemente feridos, mas Patton bateu com a cabeça na divisória de vidro do banco de trás.

Ele começou a sangrar de um corte na cabeça e queixou-se de que estava paralisado e com dificuldade para respirar. Levado para um hospital em Heidelberg, descobriu-se que Patton tinha uma fratura por compressão e luxação da terceira e quarta vértebras cervicais, o que resultou em uma fratura de pescoço e uma lesão da medula espinhal cervical a qual o deixou paralisado do pescoço para baixo. Patton morreu durante o sono, de edema pulmonar e de insuficiência cardíaca congestiva, no dia 21 de dezembro de 1945, aos 60 anos. Sua figura chamativa e controversa ganhou ainda mais popularidade com o filme “Patton, Rebelde ou Herói?”, dirigido por Franklin J. Schaffner e magistralmente estrelado por George C. Scott no papel principal.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/George_S._Patton

General Patton



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 03/04/2008 22:56:00