Vertigo: Além do Limiar


General Lee



Nome: Robert Edward Lee
Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de General Lee

Robert Edward Lee [1807-1870] foi um general da Confederação Americana mais conhecido como comandante do Exército dos Estados Confederados durante a Guerra Civil Americana (1861-1865). Ele liderou o Exército da Virgínia do Norte de 1862 até sua rendição, em 1865, e ganhou a reputação de um estrategista habilidoso. Filho do oficial da Guerra Revolucionária Henry “Light Horse Harry” Lee III, Lee graduou-se na Academia Militar dos Estados Unidos e tornou-se um excepcional oficial e engenheiro militar do Exército por 32 anos. Durante esse tempo, serviu em todos os Estados Unidos. Destacou-se durante a Guerra Mexicano-Americana e serviu como Superintendente da Academia Militar dos Estados Unidos. Lee casou-se com Mary Anna Custis Lee, bisneta adotiva de George Washington.

Quando a Convenção de Richmond de 1861 na Virgínia declarou a separação da União, Lee escolheu seguir seu estado natal, apesar de seu desejo de que o país permanecesse intacto e de uma oferta de um comando sênior da União. Durante o primeiro ano da Guerra Civil, serviu em operações de combate menores e como conselheiro militar sênior do presidente confederado Jefferson Davis. Lee assumiu o comando do Exército da Virgínia do Norte em junho de 1862, durante a Campanha da Península após o ferimento de Joseph E. Johnston. Ele teve sucesso em conduzir o Exército da União de Potomac sob George B. McClellan para longe da capital confederada de Richmond durante as Batalhas de Sete Dias, embora tenha sido incapaz de destruir o exército de McClellan.

Lee então venceu as forças da União sob o comando de John Pope em agosto, na Segunda Batalha de Bull Run. Sua invasão de Maryland naquele setembro terminou com a inconclusiva Batalha de Antietam, após a qual ele se retirou para a Virgínia. Lee então obteve duas vitórias decisivas: em Fredericksburg e em Chancellorsville, antes de lançar uma segunda invasão do Norte no verão de 1863, onde foi derrotado de forma decisiva na Batalha de Gettysburg. Ele liderou seu exército na pequena e inconclusiva Campanha de Bristoe, antes de o General Ulysses S. Grant assumir o comando dos exércitos da União na primavera de 1864. Grant engajou o exército de Lee em batalhas sangrentas no deserto e na Spotsylvania antes do prolongado Cerco de Petersburgo, seguido em abril de 1865 pela captura de Richmond e pela destruição da maior parte do exército de Lee, o qual ele finalmente entregou a Grant em Appomattox Court House.

Em 1865, Lee tornou-se presidente do Washington College, em Lexington, Virgínia. Nessa posição, ele apoiou a reconciliação entre o Norte e o Sul. Lee aceitou “a extinção da escravidão” prevista pela Décima Terceira Emenda, mas se opôs à igualdade racial para os afro-americanos. Após sua morte, Lee se tornou um ícone cultural no Sul, amplamente saudado como um dos maiores generais da Guerra Civil. Como comandante do Exército da Virgínia do Norte, ele lutou a maioria de suas batalhas contra exércitos significativamente maiores, e conseguiu vencer muitas delas.

Lee formou uma coleção de subordinados talentosos, principalmente James Longstreet, Stonewall Jackson e JEB Stuart, os quais, juntamente com Lee, foram essenciais ao sucesso da Confederação no campo de batalha. Apesar de seu sucesso, as suas duas grandes ofensivas estratégicas no território da União terminaram em fracassos. As táticas agressivas e arriscadas de Lee, especialmente em Gettysburg, as quais resultaram em muitas baixas em uma época em que a Confederação tinha escassez de mão de obra, foram duramente criticadas. Em 28 de setembro de 1870, Lee sofreu um derrame e morreu duas semanas depois, pouco depois das 9h do dia 12 de outubro de 1870, em Lexington, Virgínia, devido aos efeitos de uma pneumonia.


FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Robert_E._Lee

General Lee



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 08/07/2012 20:12:00