Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


General Gunther Korten



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de General Gunther Korten

Günther Korten [1898-1944] foi chefe do Estado-Maior da Luftwaffe nazista na Segunda Guerra Mundial. No início da Primeira Guerra Mundial, Korten foi cadete do exército prussiano. Ele serviu durante a guerra em um batalhão de engenharia. Ele continuou sua carreira militar após a guerra. Em 1928, foi selecionado a participar do programa secreto de treinamento de pilotos na União Soviética. Ao regressar a Weimar, Alemanha, juntou-se ao “Bildstelle Berlin”. Juntou-se à Luftwaffe em 1934, já capitão, quando a Alemanha nazista iniciou seu programa de rearmamento. Ele recebeu treinamento como oficial de Estado-Maior e serviu por vários anos no Ministério da Aeronáutica. Ele foi coronel e chefe do Estado-Maior da Luftflotte 4 (4ª Frota Aérea) estacionado na Áustria.

No início de 1940, foi transferido para o estado-maior da Luftflotte 3 (3ª Frota Aérea), onde serviu durante a Batalha da França e na Batalha da Grã-Bretanha. Em 19 de julho, foi promovido a major-general e, em janeiro de 1941, foi transferido de volta para a 4ª Frota Aérea, a fim de participar da Campanha dos Balcãs e do assalto à União Soviética (Operação Barbarossa). Em agosto de 1942 foi promovido a tenente-general e assumiu o comando do I. Fliegerkorps, que lutou no setor sul da Frente Oriental e foi temporariamente transferido para o “Luftwaffenkommando Don” durante a Batalha de Stalingrado. No início de 1943, Korten foi promovido a General e, no verão, substituiu Alfred Keller na Luftflotte 1 (1ª Frota Aérea).

Poucas semanas depois, em 25 de agosto, aceitou o cargo de Chefe do Estado-Maior General da Luftwaffe, após o ex-Chefe do Estado-Maior, General Hans Jeschonnek, cometer suicídio. Korten foi gravemente ferido em Wolfsschanze, perto de Rastenburg, durante a Conspiração de 20 de julho de 1944, na qual o Coronel Claus von Stauffenberg tentou assassinar Hitler com uma bomba. Dois dias após a tentativa, ele sucumbiu aos ferimentos no hospital militar anexo ao quartel-general do Führer. Como as outras vítimas militares, Rudolf Schmundt e Heinz Brandt, foi postumamente promovido, em seu caso, a Coronel-General. Originalmente, Korten foi enterrado no Memorial Tannenberg , mas foi novamente enterrado no cemitério Friedhof Bergstraße em Steglitz, Berlim.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/G%C3%BCnther_Korten

General Gunther Korten



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 29/10/2011 18:19:00
    Editado por Fabio Garcez