Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(57)
A
(2918)
B
(2628)
C
(3932)
D
(2797)
E
(1435)
F
(1430)
G
(2018)
H
(1546)
I
(791)
J
(2120)
K
(1284)
L
(1873)
M
(3740)
N
(1037)
O
(748)
P
(2513)
Q
(182)
R
(2195)
S
(3915)
T
(2635)
U
(304)
V
(916)
W
(509)
X
(280)
Y
(253)
Z
(606)
Gato Félix
Nome original:
Felix The Cat
Licenciador:
Felix The Cat Productions
País de origem:
Estados Unidos da América
Criado por:
Otto Messmer
Lista de revistas com participação de Gato Félix
O Gato Félix é um personagem de desenho animado, criado na era do cinema mudo.
Um gato preto antropomórfico com seu corpo negro, olhos brancos e sorriso gigante, juntamente com o surrealismo das situações em que seus desenhos o colocam, combinam-se para fazer de Felix um dos personagens de desenhos animados mais reconhecidos da história do cinema.
Félix apareceu pela primeira vez em 1919, no curta-metragem “Feline follies” e foi o primeiro personagem de animação a atingir nível de popularidade elevado o suficiente para atrair público similar aos registrados pelos filmes da sua época.
O personagem foi criado por Otto Messmer.
Trabalhando sempre num quase anonimato, Messmer criou o personagem para o estúdio de desenho animado de Pat Sullivan, e foi Messmer também quem desenhou as tiras diárias de Felix de 1923 a 1951 e as histórias para a revista de igual nome (1946 a 1955).
Mas quem ficou com todas as glórias foi Pat Sullivan. Tudo porque, em 1917, Sullivan tinha criado um desenho animado chamado “The tail of Thomas Kat”, apresentando um felino parecido com Felix, mas que definitivamente não era Felix. Tanto que, no início, aquele gato era chamado de Master Tom (Mestre Tom). Porém, a partir do terceiro desenho do personagem, o nome Tom foi mudado para Félix. Daí a confusão. Essa disputa pela autoria de sua criação permanece até hoje.
Com suas HQs repletas de metalinguagem, a cauda de Félix pode virar uma pá num instante ou um ponto de exclamação e, no momento seguinte, um lápis. E a maleta que carrega se transforma em qualquer coisa: de toalha de banho a paraquedas. Sem falar que lá dentro cabe o espaço, o tempo, o universo e o que mais descobrirem por aí. Esse “nonsense” todo provou que é possível encantar crianças e adultos ao mesmo tempo.
Em 1928, Félix teve a honra de ser escolhido o primeiro para aparecer numa imagem de TV, em teste efetuado pela RCA (Radio Corporation of America) para a nova geringonça que surgia. A RCA precisava de um “ator” com alguns detalhes em sua forma e cores bem contrastantes para testar e ajustar os equipamentos da época, que não eram lá muito sensíveis. Foi então construído um Felix de 33 cm. de altura, em papel machê. A peça foi colocada para girar no prato de um fonógrafo, sob as fortes luzes do estúdio da emissora W2XBS, canal 1, de Nova York. E assim, o sortudo bichano foi a primeira imagem transmitida pela televisão.
No Brasil, Félix foi chamado inicialmente de “Miau-Miau” (na “Mundo Infantil”, da editora Vecchi) e, na “Gazetinha”, de “Gato Estopim” — nome este que seria adotado por outro personagem felino, a “Gata de Cícero” (“Cicero’s Cat”) de Al Smith.
Já no “Tico-Tico”, passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje.
Suas revistas por aqui já foram batizadas como O Gato Félix, somente Gato Félix e até mesmo como Super Gato Félix. (SAD.).
fontes —
http://lambiek.net/artists/m/messmer_o.htm
Antônio Luiz Ribeiro
https://pt.wikipedia.org/wiki/Felix_the_Cat
- Sidnei Dias
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
Antônio Luiz Ribeiro
em 20/01/2008 10:25:00
Editado por
Guia dos Quadrinhos
,
Yursmeshi
,
WCS
,
Sidnei Dias
,
Antônio Luiz Ribeiro
,
Edson Diogo
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*