Vertigo: Além do Limiar


Fred White



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Fred White

Frederick G. White [1849-1880] foi o primeiro xerife de Tombstone, território do Arizona, o equivalente a chefe da polícia. Ele foi eleito para o cargo em seis de janeiro de 1880. Na época, Tombstone ainda era uma cidade emergente de fronteira com menos de 1000 habitantes. Meses antes de sua morte, White formou uma aliança e amizade com Wyatt Earp, então vice-subchefe da porção sul do Condado de Pima , que incluía Tombstone. White havia se estabelecido como um homem da lei simpático e profissional e, ao contrário das representações posteriores no cinema, era muito respeitado pelos elementos menos respeitáveis da área. Nas raras ocasiões em que um fora-da-lei resistiu à prisão, ele usou a força conforme necessário e, aparentemente, teve o apoio de outros Cowboys para fazê-lo.

White se deu particularmente bem com “Curly” Bill Brocius, e Brocius costumava brincar com ele. White foi considerado afastado das complexas rivalidades comerciais, pessoais e políticas que envolviam muitos dos residentes de Tombstone na época. Ao contrário de outros funcionários da cidade – inclusive Earp e seus irmãos –, os quais possuíam parcialmente muitos dos negócios da cidade e tentavam direcionar sua população e visitantes para aqueles que estavam sob sua propriedade, White não tinha participação pessoal em nenhum desses empreendimentos. Ao invés disso, contentava-se com seu salário regular como delegado municipal. Ele era respeitado pela cidade em geral e, segundo todos os relatos, tratava a todos com justiça.

Na noite de 28 de outubro de 1880, vários Cowboys entraram na cidade e começaram a beber. Vários deles deram tiros pelo ar. White passou a confrontar cada um deles e desarmá-los. Todos aqueles que foram confrontados por ele entregaram suas armas voluntariamente, sem incidentes. Mais tarde naquela noite, White encontrou “Curly Bill” Brocius no extremo leste da cidade, em uma rua escura em um terreno baldio. Brocius estava embriagado e dava tiros no ar. White instruiu Brocius a entregar sua pistola. Brocius puxou a arma do bolso e entregou-a. Wyatt Earp afirmou mais tarde que pensava que o martelo da pistola estava "meio engatilhado" sobre uma bala real (descobriu-se posteriormente que continha seis balas).

Quando White agarrou o cano e puxou, a arma disparou e o acertou na virilha. Wyatt Earp havia testemunhado, mas não pôde ver com clareza no escuro. Brocius foi preso por Wyatt Earp e seu irmão Morgan. Dizem que Brocius lamentou terrivelmente o tiro em White, de quem aparentemente gostava, e afirmou que foi um acidente. No dia seguinte, Wyatt Earp e outro deputado levaram Brocius para a prisão do condado de Tucson, o que possivelmente o salvou de ser linchado. White agonizou por dois dias até finalmente morrer, em 30 de outubro de 1880. No entanto, antes de sua morte, ele deu um testemunho o qual inocentou Brocius. White afirmou que a pistola disparou acidentalmente e que Brocius, embriagado, evidentemente não percebeu que a pistola estava engatilhada.

Apesar de seu arrependimento pela morte a tiros de White e da ajuda de Earp em ser levado para fora da cidade – Earp também acabou testemunhou em seu favor –, Brocius ressentiu-se de ter sido chicoteado por Earp durante sua prisão. Este foi um fator que levou ao aumento das tensões entre Earps e Cowboys. Após o tiroteio em OK Corral, um ano depois, e o assassinato de Morgan Earp, em março de 1882, Wyatt Earp perseguiu e matou Brocius em um tiroteio no campo fora de Tombstone. White foi enterrado no que agora é conhecido como cemitério de Boot Hill, em Tombstone.

FONTE:
https://en.wikipedia.org/wiki/Fred_White_(marshal)

Fred White



Relate algum problema encontrado nesse personagem