Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Frank James



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Frank James

Alexander Franklin “Frank” James [1843-1915] era o irmão mais velho do fora-da-lei Jesse James [1847-1882], também envolvido em vários crimes. Quando a Guerra Civil Americana começou, em 1861, Frank tinha 18 anos. Os separatistas do Missouri, inclusive o governador Claiborne Fox Jackson, tentaram expulsar o Exército da União do estado, mas foram derrotados. A família James era da parte ocidental fortemente confederada do estado. Em 13 de setembro de 1861, Frank James e a Guarda do Estado de Missouri cercou Lexington, Missouri. James adoeceu e foi deixado para trás quando as forças confederadas recuaram. Ele se rendeu às tropas da União, mas foi libertado e autorizado a voltar para casa. Em sua chegada, no entanto, foi preso pela milícia pró-União local e forçado a assinar um juramento de fidelidade à União.

Após a retirada das tropas confederadas regulares no outono de 1861, um amargo conflito de guerrilhas iniciou-se entre bandos de irregulares pró-confederados – comumente conhecidos como bushwhackers – e os guardas domésticos da União. No início de 1863, Frank, ignorou sua liberdade condicional e juramento de lealdade, juntou-se ao bando guerrilheiro de Fernando Scott, um ex-seleiro. Ele logo mudou para o comando mais ativo liderado por William Clarke Quantrill. Milicianos do sindicato em busca de Fernando Scott invadiram a fazenda Samuel e torturaram e enforcaram o padrasto de Frank, Dr. Reuben Samuel (embora não fatalmente), para que revelasse a localização dos guerrilheiros. Pouco depois, Frank participou com a empresa de Quantrill no Massacre de Lawrence, em 21 de agosto de 1863, onde aproximadamente 200 civis, em sua maioria desarmados, foram mortos.

Frank James obteve liberdade condicional em 27 de julho de 1865 no condado de Nelson, Kentucky. Há um relato de que após sua liberdade condicional, Frank se envolveu em um tiroteio em Brandenburg, Kentucky, com quatro soldados, o que resultou na morte de dois deles e um ferido. O próprio Frank foi ferido no quadril. Durante seus anos como bandido, James esteve envolvido em pelo menos quatro roubos, entre 1868 e 1876, os quais resultaram na morte de funcionários de bancos ou de cidadãos. O incidente mais famoso foi o desastroso ataque a Northfield, Minnesota, em sete de setembro de 1876, o qual culminou na morte ou captura de maior parte da gangue. Cinco meses após o assassinato de seu irmão Jesse, em 1882, Frank embarcou em um trem para Jefferson City, Missouri, onde tinha um encontro com o governador na capital do estado.

Ele se rendeu e foi julgado por apenas dois dos roubos / assassinatos: um em Huntsville, Alabama, pelo roubo, em 11 de março de 1881, da folha de pagamento do Corpo de Engenheiros do Exército dos EUA em Muscle Shoals, Alabama; outro, em Gallatin, Missouri, pelo roubo de 15 de julho de 1881 do trem Rock Island Line em Winston, Missouri, no qual o engenheiro do trem e um passageiro foram mortos. Entre outros, o ex-general confederado Joseph Orville Shelby testemunhou em nome de James no julgamento de Missouri. Ele foi absolvido tanto no Missouri quanto no Alabama. Missouri aceitou jurisdição legal sobre ele para outras acusações, mas eles nunca foram a julgamento. Ele nunca foi extraditado para Minnesota por sua conexão com o Raid Northfield. Nos últimos 30 anos de sua vida, James trabalhou em uma variedade de empregos.

Foi vendedor de sapatos e vendedor de ingressos de teatro burlesco em St. Louis. Uma das estratégias do teatro para atrair clientes foi o uso da frase: “Venha, pegue seu ingresso perfurado pelo lendário Frank James”. Também atuou como operador de telégrafo da AT&T em St. Joseph, Missouri. O Tacoma Times noticiou, em julho de 1914, que ele colhia frutas em uma fazenda local no estado de Washington e planejava comprar uma fazenda nas proximidades. Ele também fez parte de um grupo de investimentos de Chicago o qual comprou o Show do Oeste Selvagem de Fletcher Terrell Buckskin Bill, o terceiro em tamanho depois dos shows de Buffalo Bill e de Pawnee Bill. Frank James morreu na fazenda de sua família, em 18 de fevereiro de 1915, aos 72 anos. Ele deixou sua mulher, Annie Ralston James, e um filho. Ele está enterrado no cemitério de Hill Park, na parte oeste de Independence, Missouri.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Frank_James

Frank James



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 20/12/2010 17:46:00