Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Flintstones



Nome original: The Flintstones
Licenciador: Hanna-Barbera
País de origem: Estados Unidos da América
Criado por: Joseph Barbera, William Hanna

Lista de revistas com participação de Flintstones

    Primeira aparição no:
  • País de origem
    Boys' And Girls' March of Comics (1946)  n° 229 - Western Publishing Co.
  • Brasil
    Flintstones, Os  n° 1 - O Cruzeiro
“Os Flintstones” tiveram seis temporadas (o fim foi em 1966) e, até serem desbancados na década de 90 por “Os Simpsons”, detiveram o recorde de série animada que durou mais tempo na TV. Eles abriram caminho para “Os Jetsons” e o gato “Manda-Chuva”, também atrações do horário nobre. (ver site Retrô TV)

Com o passar das décadas, houve várias tentativas de ressuscitar “Os Flintstones”, mas nenhuma teve o mesmo charme do original e, pior, alguns dos novos desenhos não passavam de meros caça-níqueis, que apenas capitalizavam o nome da série original. Os filmes com atores, no entanto, tiveram mais sorte: o primeiro foi lançado em 1994 e o segundo em 2000.

Nos quadrinhos, foi lançada uma versão para jornais, em 1961, criada por Gene Hazelton e distribuida pelo McNaught Syndicate. Esses “Flintstones” dos jornais duraram até 1988 e foram publicados no Brasil no “Globinho Supercolorido” (o suplemento dominical do jornal carioca “O Globo”) a partir do número 1, em 2 de julho de 1972.

No mesmo ano de 1961, os estúdios Western Publishing produziram material para “comic book” (o popular gibi americano), que primeiro foi lançado pela editora Dell (6 números entre 1961-62) e depois pela Gold Key Comics (54 números entre 1962-70). Essas primeiras revistas são consideradas as melhores. Depois, outras editoras deram continuidade à historieta, nesta ordem: Charlton, Marvel, Harvey, Archie e DC.

Curiosidades:

A música de abertura que todos conhecem até hoje, “Meet the Flintstones”, que foi ao ar pela primeira vez na terceira temporada (1965), é de Hoyt Curtin. A primeira música de abertura era a instrumental “Rise and Shine”, também de Curtin

O aniversário de 50 anos rendeu até uma homenagem do Google, que exibe uma ilustração do desenho em sua página inicial no dia 30/09/2010, quinta-feira.

“Os Flintstones” foram indicados ao Emmy em 1961 na categoria programa de humor, mas perdeu para a comédia da CBS, “The Jack Benny Show”.



Notas e fontes
- “O Estado de São Paulo”
- Antônio Luiz Ribeiro
- Ulisses Nonato


Relate algum problema encontrado nesse personagem