Vertigo: Além do Limiar


Flávio Cavalcanti



Licenciador: Personagem Real


Lista de revistas com participação de Flávio Cavalcanti

Flávio Antônio Barbosa Nogueira Cavalcanti [1923-1986] foi um dos mais famosos comunicadores brasileiros, o qual fez sucesso no comando de alguns programas de rádio e de televisão nas décadas de 1960 e 1970, como o “Programa Flávio Cavalcanti”, “Um instante, maestro!” e “A Grande Chance”. Cavalcanti trabalhou no Banco do Brasil aos 22 anos e, no mesmo período em que atuou como repórter do Jornal carioca A Manhã. Ficou famoso logo no início da carreira, quando, disfarçado de garçom, entrou no apartamento de presidente Getúlio Vargas e conseguiu uma entrevista exclusiva. O jornalista esteve nos EUA e entrevistou o presidente John F. Kennedy. Entrou para a televisão e seu estilo único marcou época, pois, entre outras coisas, criou o primeiro júri da televisão brasileira.

Também começou a compor e influiu muito nas tendências musicais. Vários artistas consagrados começaram com Flávio Cavalcanti. Na década de 1970, pela Rede Tupi de Televisão, o “Programa Flávio Cavalcanti” ia ao ar nas tardes de domingo, a partir das 18h. Era o início de um dos programas mais polêmicos da televisão brasileira e líder de audiência. Foi o primeiro programa a ser exibido para todo o país através do canal da Embratel. Seu estilo era contundente. Letras medíocres e músicas fracas iam para o lixo. Literalmente, quebrava os discos e jogava fora. Em 1973, teve seu programa na Rede Tupi suspenso por 60 dias pela Censura Federal, após apresentar a história de um homem inválido o qual teria “emprestado” sua mulher ao vizinho. Ele ficou na Tupi até o fechamento da emissora, em 1980.

Em 1982, foi para a Rede Bandeirantes apresentar o programa “Boa Noite, Brasil”. De 1983 a 1986, estrelou o Programa “Flávio Cavalcanti”, no SBT. Inteligente, brilhante, inquieto, como bem mostra sua biografia, o carioca Flávio Cavalcanti, porém, teve uma vida familiar tranquila. Casou-se com dona Belinha e teve três filhos. No dia 22 de maio de 1986, Flávio Cavalcanti fez uma rápida entrevista em seu programa e jogou o dedo indicador para o alto: “Nossos comerciais, por favor!”

Após o intervalo, quem estava lá já não era ele, mas sim Wagner Montes, o qual anunciou que Flávio voltaria no próximo programa, o que infelizmente não ocorreu. Ele havia sofrido uma Isquemia miocárdica aguda durante a apresentação do programa. Levado ao hospital, morreu quatro dias depois. No dia da sua morte, o SBT ficou fora do ar o dia inteiro em sinal de luto. Rodou apenas um slide com os dizeres: “Estamos tristes com a morte do nosso colega Flávio Cavalcanti, que será sepultado hoje, em Petrópolis, às 16h, quando então voltaremos com a programação normal”. A emissora só voltou ao ar pós 16h, quando o corpo do apresentador foi sepultado.

Na imagem: Flávio Cavalcanti no traço de Flávio Colin.

FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fl%C3%A1vio_Cavalcanti

Flávio Cavalcanti



Relate algum problema encontrado nesse personagem