Ajude na manutenção e expansão do Guia dos Quadrinhos


Flama



Licenciador: Deodato Borges
País de origem: Brasil
Criado por: Deodato Borges

Lista de revistas com participação de Flama

    Primeira aparição no:
  • Brasil
    Aventuras do Flama, As  n° 1 - Diário de Borborema
(na ilustração, o personagem em 1963)

Quem pensa que os super-heróis paraibanos surgiram nos anos 70, certamente não conhece a produção de quadrinhos daquele estado e muito menos um personagem dos anos 60 chamado Flama. Na verdade, esse herói apareceu pela primeira vez numa popular novela radiofônica, "As aventuras do Flama", em 1961, transmitida pela Rádio Borborema, de Campina Grande, e outras emissoras nordestinas, como a Rádio Clube de Pernambuco e Ceará Rádio Clube. O vigilante mascarado combatia o crime e tinha como coadjuvantes seu inseparável amigo Zico, o hilário Bolão, a noiva Eliana e o comissário Laurence.

Aproveitando o sucesso do programa, os realizadores espertamente lançaram, em março de 1963, uma revista em quadrinhos — na verdade, uma revista histórica, pois "As aventuras do Flama" é considerado o primeiro gibi da Paraíba.

Não houve dificuldades para a escolha dos autores do gibi. Bastou botar o próprio roteirista do programa para escrever a história e, para os desenhos, assumiu Deodato Borges, que era intérprete do papel-título no rádio. Este, por sua vez, calcou a própria fisionomia no rosto do herói, com bigodinho e tudo. Flama — não confundir com Flama (The Flame), herói americano dos anos 40 — trajava uma malha colante, capa, máscara e portava um revólver, sendo uma mistura de policial com "Jerônimo – O herói do Sertão".

O gibi foi lançado em março, feito em "clichés" confeccionados no "Diário de Borborema", composição à quente e impresso na Gráfica Júlio Costa, instalada num prédio vizinho. Durou três números, sendo um deles vendido como encarte da revista "Sesinho".

"As aventuras do Flama", vista hoje, principalmente pelos leitores mais novos, é — com toda razão — uma HQ datada e ingênua, quase uma peça de museu, mas também é, principalmente, exemplo de como era fervilhante a produção de revistas nacionais naqueles anos, quando muitos programas brasileiros de rádio e TV de sucesso eram transformados em gibi, como foi o caso do "Capitão Sete", "Falcão Negro", "Jerônimo", "O Anjo", "Bob Nelson" etc.

- Antônio Luiz Ribeiro

Flama



Relate algum problema encontrado nesse personagem

  • Antônio Luiz Ribeiro
  • Adicionado por
    Antônio Luiz Ribeiro
    em 16/11/2010 15:59:00