Entrar
Cadastre-se
Tudo
Título
Título estrangeiro
Editora
Editora estrangeira
Artista
Personagem
História
Arco de história
Licenciador
Usuário
Coleção
Busca avançada
Menu
Títulos
▼
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Títulos estrangeiros
Adicionar título
Adicionar título estrangeiro
Lançamentos
Editoras
▼
Editoras estrangeiras
Editoras estrangeiras
Artistas
Personagens
Usuários
▼
Coleções
Coleções
Monografias
Blog
Contato
$
(58)
A
(2927)
B
(2636)
C
(3941)
D
(2799)
E
(1442)
F
(1432)
G
(2023)
H
(1547)
I
(792)
J
(2125)
K
(1287)
L
(1874)
M
(3746)
N
(1039)
O
(750)
P
(2517)
Q
(185)
R
(2203)
S
(3927)
T
(2645)
U
(305)
V
(916)
W
(512)
X
(281)
Y
(253)
Z
(607)
Fidípides (Filípides)
Nome original:
Feidippídis (Filippídis)
Licenciador:
Personagem Real
País de origem:
Grécia
Lista de revistas com participação de Fidípides (Filípides)
Segundo Heródoto, Fidípides foi um soldado ateniense o qual foi enviado para buscar ajuda em Esparta antes da batalha de Maratona, em 490 a.C. Porém, chegou a Esparta um dia depois, após correr uma distância de no mínimo 200 quilômetros. No caminho de volta, conta a lenda que ele teria encontrado o deus Pan. A prova da maratona tem esse nome porque Fidípides teria corrido 42 km entre Atenas e Maratona a fim de participar da batalha de mesmo nome contra os persas, na primeira das guerras médicas. Os atenienses venceram a batalha e os persas recuaram para os seus navios e partiram em direção a Atenas. Com medo de que os persas se vingassem contra a cidade desprotegida e desavisada sobre o destino da batalha de Maratona, Fidípides correu a Atenas para avisar do êxito na batalha.
Após ter anunciado a vitória, todavia, caiu morto devido à enorme exaustão. Com isso, Atenas teve tempo de se organizar, fechar a cidade e passar ilesa ao ataque persa. Heródoto relata que Fidípides, um hemeródromo – nome que recebiam os correios oficiais, capazes de percorrer a passo rápido largas distâncias diariamente –, o soldado ateniense foi enviado a Esparta para pedir ajuda quando os persas desembarcaram em Maratona. Antes de deixarem a cidade, os generais atenienses enviaram a Esparta, na qualidade de delegado, Fidípides, ateniense de nascimento e hemeródromo de profissão. A acreditar no depoimento do próprio Fidípides ao regressar da sua missão, Pã apareceu-lhe perto do monte Partênio, pouco acima da Tégea.
Ordenou-lhe que perguntasse aos Atenienses por que não lhe rendiam nenhum culto, a ele que sempre os tratara com benevolência e lhes era útil em várias ocasiões, como ia sê-lo mais tarde. Os atenienses deram fé às declarações de Fidípides e, quando a situação financeira lhes permitiu, ergueram uma capela a Pã, pouco abaixo da cidadela. A partir de então, passaram a prestar culto a esse deus, ofereciam-lhe sacrifícios anuais e realizavam em sua honra a corrida de fachos. Ao chegar a Esparta no dia seguinte ao da sua partida de Atenas, Fidípides apresentou-se diante dos magistrados e disse-lhes:
“Lacedemônios, os atenienses solicitam o vosso auxílio, impedindo, assim, que a mais antiga cidade da Grécia caia sob o domínio dos bárbaros. A Erétria já foi subjugada, e a Grécia se acha enfraquecida pela perda dessa cidade célebre”.
Os lacedemônios, ao ouvirem essas palavras, decidiram prestar socorro aos atenienses, mas não podiam fazê-lo imediatamente, pois não queriam infringir a lei que os proibia de se porem em marcha antes da lua cheia. Enquanto os lacedemônios aguardavam a lua cheia para irem em socorro dos atenienses, Hípias, filho de Pisístrato, concluía o desembarque de suas tropas em Maratona. Heródoto escreveu o relato 30 a 40 anos após o acontecimento, e é provável que Fidípides seja uma figura histórica. Correr os 246 km que separavam Atenas de Esparta em dois dias, por terreno acidentado, seria una façanha digna de recordar.
FONTE:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Fid%C3%ADpides
Relate algum problema encontrado nesse personagem
Adicionado por
antônio Luiz Ribeiro
em 05/12/2007 15:04:00
Editado por
Fabio Garcez
,
Márcio dos Santos
|
Ver outras contribuições
Please enable JavaScript to view the
comments powered by Disqus.
.
*