Vertigo: Além do Limiar


Ferd'nand



Nome original: Ferd'nand
Licenciador: Newspaper Enterprise Association
País de origem: Dinamarca
Criado por: Henning Dahl Mikkelsen - ‘Mik’

Ferd'nand é um personagem-título de tiras de quadrinhos, de autoria do cartunista dinamarquês, desenhista de animação Henning Dahl Mikkelsen (Mik), publicada inicialmente em 1937 e conhecida por não possuir balões de diálogos e ainda por sua longevidade.

Foi, ainda, desenhada por Frank Thomas (de 1956 até metade da década de 1960) e por Al Plastino (de 1968 a 1989).

Ferd'nand, é um clássico dos "quadrinhos mudos" tem como protagonistas um baixinho de chapéu cônico, seu filho, versão mirim do pai, a esposa e o cão.

Ferd'nand é um faz-tudo. Um cidadão comum. A tira Ferd'nand é toda elaborada em estilo de pantomima.

Quando Mik morreu, em 1982, Henrick Rehr continuou o trabalho, auxiliado por Al Plastino (este ficou na série até sua aposentadoria, em 1989).

Ferd'nand foi publicado pela primeira vez em 1937 pelo Presse-Ilustrações-Bureau de Copenhague.
Por gostar de Pinduca e Reizinho, Milk resolveu que sua tira também seria muda, não há diálogos na tira, embora vez ou outra ocorra uma rara exceção.

Embora os personagens geralmente falem por meio de um conjunto ocasional de pontos de exclamação ou interrogação, Ferd'nand disse "África", "Paris" e até mesmo com um balão de palavras, "Ok, James." Isso permitiu que a tira atingisse uma ampla distribuição em toda a Europa e, a partir de 10 de novembro de 1947, nos Estados Unidos via United Feature Syndicate.

Mikkelsen, ou "Mik" como ele preferia ser conhecido, mudou-se para os Estados Unidos em 1946, tornando-se cidadão em 1954.

Mikkelsen entregou a tira a outras pessoas, incluindo Frank thomas (nenhuma relação com o Frank thomas da Disney) por um período de 1955 até meados da década de 1960. Ele então o desenhou até sua morte em 1982, após o que Al Plastino, desenhou até 1989. As tiras de Plastino foram assinadas "Al + Mik".

Henrik Rehr, um ilustrador e pintor dinamarquês, assumiu a tira em 1989 e foi o autor final. As tiras de Rehr são assinadas "Rehr.Mik".

O personagem principal da tira, Ferd'nand, é um homem comum, bigodudo, pai e marido de meia-idade, reconhecido por seu chapéu cônico.
O filho de Ferd'nand usa um chapéu semelhante, enquanto sua esposa e cachorro são bastante comuns na aparência. O pai de Ferd'nand também apareceu em uma tira, parecendo e vestido como o filho, exceto pelo cabelo branco e bigode e usando óculos.

Ao contrário da maioria das tiras, Ferd'nand não carece de continuidade básica ou de qualquer elenco de personagens recorrentes além da família Ferd'nand imediata. O próprio Ferd'nand foi visto trabalhando em quase todas as ocupações e em qualquer local imaginável. Da mesma forma, cada tira está sozinha; nenhuma história abrange várias tiras. Isso dá um ar efêmero e fantasioso à tira.

O fato de Ferd'nand ser apresentado em forma de pantomima, a tradução não foi um problema, então, suas tiras foram publicadas em mais de cem jornais de cerca de trinta países e durou até 2004!

Apesar de não termos mais tiras inéditas sendo feitas (foram criadas durante quase sete décadas ininterruptamente) as tiras de Ferd'nand ainda são republicadas regularmente em vários países ao redor do globo até os dias de hoje.

- Sidnei Dias

Fontes — Franco de Rosa; "Alter Ego" nº 59, 2006.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ferd'nand
https://pt.wikiqube.net/wiki/Ferd%27nand




Ferd'nand



Relate algum problema encontrado nesse personagem